Campeonato Mineiro chega à temporada 110 com novidades
12 clubes entram na briga pela taça a partir desta quarta-feira (24), com direito a uma estreia
Com informações O Tempo
Quando a bola rolar para Villa Nova x Cruzeiro e Tombense x Uberlândia, nesta quarta-feira (24), será dada a largada para a 110ª edição do Campeonato Mineiro, um dos Estaduais mais tradicionais do país. Com direito a um estreante, o Itabirito, campeão do Módulo 2 em 2023, a competição terá o mesmo regulamento da última temporada, com os 12 participantes divididos em três grupos:
- Grupo A: Cruzeiro, Ipatinga, Itabirito e Tombense
- Grupo B: Atlético, Pouso Alegre, Uberlândia e Villa Nova
- Grupo C: América, Athletic, Democrata-GV e Patrocinense
Na primeira fase, as equipes enfrentam apenas adversários dos outros dois grupos. Assim, ao final das oito rodadas, avançam à fase final os três líderes de cada grupo mais o melhor segundo colocado.
Na semifinal, o melhor primeiro colocado enfrenta o clube classificado em segundo lugar. Os outros dois líderes de grupos se enfrentam na outra semifinal. O time que fizer mais pontos na primeira fase fica com a vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols no mata-mata.
Atual tetracampeão, o Atlético tentará ampliar sua hegemonia. Enquanto o time alvinegro já conquistou 48 títulos, o Cruzeiro tem 38 e o América 16. Das demais equipes que disputam a edição 2024, somente o Villa Nova também já teve o gosto de erguer a taça (cinco vezes).
O Galo pode ser pentacampeão, fato que não acontece em Minas Gerais desde 1982 – na época, o Atlético caminhou para o hexa, em 1983, a maior sequência de títulos da era profissional em Minas.
O recorde de todos os tempos é do América, que foi deca de 1916 a 1925. O Cruzeiro conseguiu ser penta, entre 1965 e 1969.