Com provas em Ituiutaba e região, inscrições para ‘Enem dos concursos’ são abertas; saiba como se inscrever

Com informações G1

Começaram nesta sexta-feira (19) as inscrições para o Concurso Nacional Unificado – o “Enem dos concursos públicos”. No Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, haverá aplicação das provas em UberlândiaUberabaAraxáItuiutabaParacatu e Patos de Minas. Saiba como se inscrever abaixo.

No total, 21 órgãos e entidades aderiram ao novo modelo de concurso com oferta de 6.640 vagas. As provas devem ocorrer de forma simultânea no dia 5 de maio de 2024. Além disso, para alguns cargos haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos. A banca responsável é a Fundação Cesgranrio.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Como se inscrever

O que se sabe até agora sobre o “Enem dos Concursos”

Para participar do CNU, o candidato precisa ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze) para se cadastrar. Independentemente do número de cargos que escolher, o candidato vai pagar uma única taxa de inscrição.

O valor é de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.

Os candidatos poderão concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos oito blocos temáticos disponíveis.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Clique nos links abaixo para conferir o edital com as regras de cada bloco:

  1. Infraestrutura, Exatas e Engenharias (727 vagas);
  2. Tecnologia, Dados e Informação (597 vagas);
  3. Ambiental, Agrário e Biológicas (530 vagas);
  4. Trabalho e Saúde do Servidor (971 vagas);
  5. Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (1.016 vagas);
  6. Setores Econômicos e Regulação (359 vagas);
  7. Gestão Governamental e Administração Pública (1.748 vagas);
  8. Nível Intermediário (692 vagas).

Depois de escolher o bloco, o candidato deverá ordenar a sua preferência entre os cargos e especialidades disponíveis.

Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático, mas quantas vagas quiser dentro dele. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato.

Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Como será a prova?

  • A prova será dividida em duas partes no mesmo dia;
  • A primeira será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos;
  • Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *