Hoje é Dia de São Lázaro, protetor dos enfermos e necessitados
Segundo o Evangelho, Lázaro era amigo de Jesus e tinha duas irmãs, Marta e Maria, vivendo todos na Betânia, perto de Jerusalém. Por sofrer de uma doença de pele acabou por morrer, e Jesus foi, juntamente com os seus apóstolos, prestar-lhe uma última homenagem. A viagem foi demorada, e quando Jesus chegou já o amigo havia falecido há quatro dias. Para grande espanto de todos, quando lá chegou, Jesus ordenou que se abrisse o sepulcro onde estava o amigo, dizendo com voz firme: “Lázaro, levanta-te e caminha.”
Deu-se, então, um dos maiores milagres referidos na Bíblia: São Lázaro saiu do sepulcro, vivo, cambaleante e enrolado nas faixas mortuárias. Dias depois, Lázaro e as suas irmãs ofereceram um banquete a Jesus, como prova de gratidão. Lázaro era um amigo muito especial de Jesus, que passava muito tempo em casa deste (saiba mais aqui), a qual se tornou um lugar de peregrinação. A ressurreição de Lázaro é um dos episódios mais importantes da Bíblia, sendo como uma antecipação da própria ressurreição de Jesus.
Existe, na Bíblia, referência a um outro Lázaro, mendigo e leproso, que se confunde muitas vezes com o primeiro (Lázaro de Betânia), razão pela qual São Lázaro foi considerado, a partir da Idade Média, protetor dos leprosos.É, também, protetor dos enfermos, dos desamparados e dos animais doentes. A Igreja consagrou o dia 17 de Dezembro para sua homenagem.