Terminal do outro lado da pista, pátio para 8 aeronaves e leitores automáticos no embarque: veja detalhes do projeto de expansão do Aeroporto de Uberlândia
Novo acesso será feito pela Prefeitura. Expectativa é que obras sejam concluídas em 30 meses.
Com informações G1 Triângulo
Após a concessionária espanhola Aena assumir o Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato em outubro de 2023, a empresa e a Prefeitura de Uberlândia divulgaram investimentos e melhorias que devem ser realizadas nos próximos 30 meses. Entre as mudanças estão um novo terminal com capacidade de 3 milhões de passageiros por ano e um novo pátio para até 8 aeronaves.
Segundo o contrato de concessão, a Aena deverá investir R$ 438,1 milhões em melhorias e expansão do aeródromo ao longo dos 30 anos.
Melhorias no terminal
De acordo com a Aena, o Aeroporto de Uberlândia ganhará um novo terminal com 10 mil metros quadrados e com a capacidade passando dos atuais 1,5 milhão para 3 milhões de passageiros por ano, e estacionamento maior.
A empresa afirmou que investirá em um novo mix comercial, com opções variadas de restaurantes, cafés, lojas e serviços. O novo terminal será construído do outro lado da pista, em frente ao atual (veja abaixo).
No espaço destinado às aeronaves, o pátio passará a contar com oito posições para o estacionamento dos aviões, o dobro da comportado atualmente. Além disso, duas pontes móveis de embarque serão instaladas.
Ainda conforme a Aena novas taxiways – faixas que ligam a pista de pouso e decolagem ao terminal – serão construídas. A concessionária afirmou, ainda, que áreas de escape, que garantem operações mais seguras em pousos e decolagens, serão instaladas nas duas cabeceiras da pista.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Entorno e acesso
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, afirmou que a Prefeitura e a Aena discutiam as melhorias no aeroporto há vários dias. Segundo ele, o Município atuará no entorno do novo aeródromo, melhorando a estrutura de acesso.
“No novo desenho [do entorno do terminal], abrem-se possibilidades de desenvolvimento de negócios no espaço do aeroporto, especialmente para a carga aérea, que é uma forte vocação da cidade. O propósito é transformar-se em um dos melhores aeroportos regionais do Brasil”, afirmou Leão.
Para realizar as obras, porém, o Plano Diretor Municipal deverá ser alterado, o que deverá ocorrer por meio de projeto apresentado à Câmara. Conforme o veículo, o prazo para a conclusão das estruturas é de 30 meses.
Investimento previsto
O Aeroporto Ten. Cel. Aviador César Bombonato deve receber R$ 438,1 milhões em melhorias e expansão ao longo da concessão. Trata-se do terceiro maior investimento dentre os 15 aeroportos leiloados à empresa no país.
Na época da concessão, o Município reforçou que apoiaria e contribuiria no plano logístico para operação do terminal nos próximos 30 anos.