Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, é elevado à Basílica

Com informações G1 Triângulo

O Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, foi elevado à Basílica Menor após aprovação do Papa Francisco. A Missa Solene de Elevação ocorreu na manhã desta segunda-feira (20).

Trata-se de uma importante data para o clero e os fieis da região, uma vez que o título é concedido pela Santa Sé a templos católicos de grande devoção em uma diocese e garante privilégios espirituais ao espaço.

Mas o que é uma basílica?

O Decreto “Domus Ecclesiae”, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, é o documento que estabelece a concessão do título de Basílica Menor a igrejas católicas.

Emitido pela Santa Sé, o decreto define características e responsabilidades que uma igreja deve possuir para receber essa distinção.

Entre os requisitos estão a importância para a vida litúrgica e pastoral da diocese, a capacidade de atrair um grande número de fiéis e a adesão estrita às normas litúrgicas.

O documento também destaca a necessidade de a igreja ser um centro de atividade litúrgica e pastoral, especialmente nas celebrações da Eucaristia, Penitência e outros sacramentos.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Sendo assim, o título de Basílica é concedido a igrejas, em diversos países do mundo, pelos seguintes motivos:

  • veneração dos cristãos;
  • importância histórica, artística e cultural para cidade ou região;
  • beleza artística na arquitetura e decoração;
  • centro de ação litúrgica e formação para os fiéis;
  • lugar de peregrinação e indulgência.

A concessão do título de Basílica Menor, portanto, é uma honraria aguardada há anos. Isto porque em agosto, a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Romaria completou 153 anos em 2023 e atrai em torno de 500 mil fiéis ao ano.

Novos privilégios

A Basílica Menor, ao receber esse título, adquire o direito de conceder indulgências aos fiéis que participarem das celebrações em dias específicos ao longo do ano. Além disso, a igreja passa a ter um brasão distintivo e vários símbolos característicos das basílicas.

Adicionalmente, a Basílica Menor passa a exibir objetos de relevância internacional que indicam que o espaço está vinculado ao Vaticano. Entre esses objetos, destaca-se a Umbrela, uma sombrinha nas cores amarela e vermelha que apresenta diversas insígnias em suas abas, incluindo os escudos do Papa.

Igreja passa a ter um brasão distintivo e vários símbolos característicos das basílicas — Foto: Fernanda Vieira/TV Integração
Igreja passa a ter um brasão distintivo e vários símbolos característicos das basílicas — Foto: Fernanda Vieira/TV Integração


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *