Ecovias do Cerrado e Eco050 participam de simulado de acidentes organizado pelo HC-UFU

Com informações Ministério da Educação

A agitação no Pronto-Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) é uma realidade constante. As equipes multiprofissionais convivem com a adrenalina dos atendimentos de Urgência e Emergência diariamente, mas na manhã do último sábado (11), além dos atendimentos cotidianos, 30 novos pacientes chegaram à unidade trazidos por ambulâncias após um grave acidente no campus Glória da UFU em Uberlândia.

A atividade foi simulada, mas contou com todas as características de um acidente real: as vítimas foram representadas por estudantes da universidade que passaram por uma sessão de maquiagem especial para a construção das lesões. Tudo para trazer mais realismo para a situação.

Por outro lado, os bombeiros, enfermeiros, médicos, socorristas e todos os demais envolvidos eram reais e participavam da segunda edição do “Atendimento Simulado a Incidente de Múltiplas Vítimas”, evento realizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFU/Ebserh em parceria com a Faculdade de Medicina da UFU, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFU e as principais instituições de resgate e atendimento de Urgência e Emergência de Uberlândia e Região.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Acidente pré-hospitalar

Às 8h da manhã um acidente envolvendo 30 vítimas foi simulado na rotatória interna do campus Glória da UFU, em Uberlândia. O resgate e atendimento pré-hospitalar teve a participação de profissionais de diversas instituições: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro de Operações de Bombeiros (Cobom), CEOA; Ecovias do Cerrado; Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Regional de Saúde (SRS), Polícia Civil (PC); Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (SIATE) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Atendimento intra-hospitalar

Após o atendimento pré-hospitalar, realizado ainda no local do acidente, pacientes, familiares, curiosos, advogados, jornalistas e diversos profissionais envolvidos na atividade dividiram o espaço do Pronto-Socorro do HC-UFU com os pacientes e os atendimentos reais. O objetivo do evento foi capacitar todas as equipes envolvidas para atuar em situações de emergência com múltiplas vítimas. Para a Gerente de Atenção à Saúde do hospital, Liliane Barbosa da Silva Passos, esta foi uma oportunidade de treinamento para diversas áreas do hospital. “Todos os trabalhadores do PS, além de profissionais de diversas áreas do hospital, foram envolvidos e o resultado foi uma grande oportunidade de aprendizado para todas as áreas. Sabemos que existem muitos desafios e oportunidades de melhorias e eu fiquei muito feliz pelo engajamento das equipes”, disse a gerente.

A chefe da Unidade de Urgência e Emergência (Pronto-Socorro) do HC-UFU, Sheyla Santana de Almeida, parabeniza o envolvimento da equipe do PS e a parceria com as demais áreas: “Apesar da atividade ter sido realizada no Pronto-Socorro tivemos o envolvimento e atuação de profissionais de todo o hospital em prol do atendimento. Eu estou muito orgulhosa da nossa equipe por que conciliaram o atendimento aos pacientes reais com as atividades do simulado mostraram que, apesar dos desafios, está preparada para essa situação”, contou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *