Federaminas reconhece empreendedores e faz homenagens especiais durante entrega do Mérito Empresarial
Com informações Federaminas
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas) outorgou na noite deste sábado (21) o prêmio Mérito Empresarial, que reconhece destaques do setor produtivo no estado.
“Este é o momento de reconhecer aqueles que empreendem, que dão dignidade às pessoas através do emprego; aqueles que movimentam seus municípios e acreditam no associativismo. É sempre um momento especial a entrega desta homenagem”, diz o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
Neste ano foram homenageadas 66 personalidades indicadas pelas Associações Comerciais e Empresariais de cidades mineiras.
A empresária Daniella Miranda, do mercado de embalagens da cidade de Santa Vitória, destacou que sua história começou com um sonho e uma pequena loja na Rua Jânio Quadros, onde buscava oferecer mais do que apenas embalagens e artigos para eventos, mas criar um espaço onde as pessoas de Santa Vitória pudessem dar vida aos seus sonhos. Ali, nascia a Loja das Embalagens.
“Com o tempo, nossa loja cresceu e em 2023 revitalizamos nossa marca, nascendo então a DAMI Embalagens: um nome que reflete nosso compromisso em servir. Para mim, este Prêmio Mérito Empresarial é uma celebração de cada cliente, parceiro, fornecedor e amigo que acreditou em nós e nos ajudou a escrever essa linda história. Gratidão a minha Família e amigos”, pontuou.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Congresso da Federaminas
O Mérito Empresarial encerrou o Congresso da Federaminas, que completou 25 anos em 2023. Lideranças empresariais de 74 municípios de todas as regiões do estado participaram de um extenso debate sobre o papel do associativismo no desenvolvimento de Minas Gerais.
“O tema do congresso esse ano foi `Vivendo, Empreendendo e Desenvolvendo´. Durante esses três dias ficou muito claro que, se nós construirmos pontes entre poder público e privado; se tivermos a liberdade econômica e a liberdade para empreender; se nós praticarmos a ESG buscando a sustentabilidade; se nós soubermos utilizar a inteligência artificial, incentivando o empreendedorismo; nós teremos tempo para voltarmos a ser humanos”, concluiu Valmir Rodrigues.
Pelo palco montado no Salão Minas Gerais, do Grande Hotel de Araxá, passaram nomes como Luiz Barsi Filho, Felipe Titto, João Amaral, Camila Farani e Walter Longo. Entre os grandes momentos do encontro, o debate que envolveu o empresário Jorge Gerdau, atual presidente do conselho de administração de uma das maiores produtoras de aço do mundo e um dos 100 líderes com a melhor reputação do Brasil, segundo a Revista Exame.
“Se nós não fizermos uma mobilização organizada, com conceitos claros sobre aonde queremos e precisamos chegar; nós não vamos resolver os problemas. Precisamos estar melhor organizados”, ressaltou.
Nos eventos paralelos, o Congresso de Direito discutiu ferramentas jurídicas para o fomento da atividade empresarial, a resolução de conflitos entre sócios e a reforma constitucional tributária. O Prêmio Mulheres Além das Gerais homenageou trinta mulheres indicadas pelas Câmaras da Mulher Empreendedora, instaladas nas Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, e pela Federaminas Mulher.
Para o presidente do Sebrae/MG, Marcelo Souza e Silva, oportunidades como o Congresso da Federaminas impactam diretamente no desenvolvimento dos empresários mineiros.
“A gente precisa empreender com gestão, com capacitação, com entendimento do negócio; gerando riqueza, mas também ajudando o desenvolvimento econômico e social”, disse.
Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, o encontro faz história a partir do momento que há 25 anos leva aos empreendedores do estado ferramentas essenciais para o desenvolvimento de seus negócios e dos municípios mineiros. “A importância desse congresso é fazer com que as pontas possam conversar, se conectar e ganhar força”, destacou.