Matheus Souza tem artigo publicado na revista EPAA/AAPE da Universidade do Estado do Arizona

O santa-vitoriense Matheus Silva Souza, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia em 2022, teve um artigo publicado nesta semana na revista Education Policy Analysis Archives (Arquivos Analíticos de Políticas Educativas) da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos.

O artigo fala sobre “Acessibilidade e inclusão na graduação em ciências contábeis: Uma discussão acerca do conhecimento e envolvimento”, tema escolhido na dissertação realizada no ano passado, por ocasião de sua formatura. A pesquisa contou com a orientação de Marli Auxiliadora da Silva, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Resumo do artigo

Barreiras diversas limitam a permanência e conclusão do ensino superior às pessoas com deficiência, e sua eliminação é essencial para a inclusão e a garantia de direitos fundamentais como a educação e justiça social. Por meio das lentes das dimensões da acessibilidade problematizamos como a acessibilidade é promovida e percebida nos cursos de Ciências Contábeis de uma universidade pública federal mineira.

Na discussão qualitativa, com uso da Análise de Conteúdo, atribuiu-se significados aos termos e expressões usados por um corpus de 29 entrevistados que relataram seu conhecimento e envolvimento com o processo de inclusão na instituição e cursos.

As falas revelaram o ‘fenômeno da negação’ dado o Predomínio do advérbio ‘não’ sobre o conhecimento de práticas inclusivas nas diferentes dimensões da acessibilidade.

Também predomina a negação quanto ao envolvimento, Sobretudo em ações para promoção da acessibilidade comunicacional, metodológica e atitudinal dentro e fora de sala de aula.

Confirmamos dificuldades durante o percurso formativo de discentes, em relação à acessibilidade arquitetônica [sinalização irregular, estacionamento sem calçamento, elevadores Defeituosos], instrumental [necessidade de equipamentos, e material bibliográfico em língua de sinais e braile, demanda por intérpretes]; metodológica [despreparo docente, atitudes capacitistas]; e falhas de comunicação entre a direção, coordenação, Depae, docentes e discentes

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Biografia do Autor

Matheus Silva Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2022) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

Atualmente trabalha como servidor público efetivo da Prefeitura de Santa Vitória (MG), no cargo de Especialista da Educação.

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