Walewska, campeã olímpica pela seleção de vôlei, morre aos 43 anos
Causa da morte da atleta não foi divulgada; ela estava em São Paulo participando do evento de lançamento de um livro
Com informações O Tempo
A ex-jogadora de vôlei Walewska Oliveira, de 43 anos, morreu nesta quinta-feira (21). A causa da morte da campeã olímpica pela seleção brasileira nos Jogos de Pequim 2008 não foi divulgada.
A informação foi publicada inicialmente pela portal Melhor do Vôlei e confirmada pela reportagem com pessoas próximas ao staff da atleta.
Walewska, que foi revelada pelo Minas e defendeu o clube por muitos anos, em duas passagens, se aposentou nesta temporada atuando pelo Praia Clube, de Uberlândia.
Nesta quinta (21), Walewska chegou a postar em seus stories do instagram a participação na gravação de um podcast, em São Paulo, onde também esteve em um evento de lançamento de um livro de sua autobiografia.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Carrreira vitoriosa
Walewska chegou ao Minas Tênis ainda aos 12 anos, já impressionando pela elevada estatura para a idade. Passando pelas categorias de base do clube, logo se destacou.
Do alto de seu 1,90m de altura, ainda com 16 anos teve as primeiras oportunidades no time profissional. E fez parte de uma geração vitoriosa, tendo ficado no Minas até 1998.
No mesmo ano, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira então comandada pelo técnico Bernardinho. Era apenas o início de uma história de sucesso, com conquista de títulos pan-americanos, de Copa do Mundo, de Grand Prix e, claro, da Olimpíada.
Por clubes, Walewska também atuou por Rexona Curitiba, Açúcar União São Caetano, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Osasco Audax e Dentil Praia Clube, no Brasil, mas também teve larga experiência internacional na Itália (Perugia), Espanha (Murcia) e Rússia (Odintsovo).
Atuando pelo Praia, Walewska encerrou a carreira em maio de 2022, aos 42 anos de idade e após 30 de esporte. Com a aposentadoria, fixou residência em São Paulo, mas a base da família segue em Belo Horizonte.