Santa Vitória tem indígenas, sim senhor!
Em reportagem, destacamos que 17 indígenas vivem em Santa Vitória, segundo apontado pelo Censo 2022.
De imediato, surgiu a curiosidade de vários leitores do Correio SV questionando a matéria, ou seja, querendo saber se há de fato indígenas residindo em Santa Vitória.
Um dos primeiros indígenas a se manifestar foi Junior Franco, colaborador da Usina Santa Vitória.
Junior Franco é da etnia dos índios Wapichana. Além do vale do rio Uraricoera, os Wapichana ocupam tradicionalmente o vale do rio Tacutu, ao lado dos Macuxi, os quais habitam também a região de serras mais a leste de Roraima.
Atualmente, os Wapichana são uma população total de cerca de 13 mil indivíduos, habitando o interflúvio dos rios Branco e Rupununi, na fronteira entre o Brasil e a Guiana, e constituem a maior população de falantes de Aruak no norte-amazônico.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Natural de Boa Vista, em Roraima, Junior Franco veio morar em para santa Vitoria em novembro de 2020. Aqui se casou com a santa-vitoriense Alessandra, com quem um filho de quatro meses, a quem batizaram de Oliver Miguel.
À reportagem, o indígena Junior Franco disse que retornará a sua terra natal assim que terminar seu contrato com a Usina Santa Vitória.
“Perdi meu pai e não tive como ir lá me despedir, então decidi ir embora, para perto da família”, enfatizou.
Oportunamente, nesta quarta-feira (9) é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Com certeza, não só os brasileiros, mas todas as outras nacionalidades devem respeitar o povo indígena, pois eles conhecem as nossas terras muito antes de nós e nos ensinaram muitas coisas que ainda hoje podem ser aplicadas no nosso dia a dia.
Parabéns ao Junior Franco e ao filhinho Oliver Miguel e a todos os povos indígenas pelo seu dia!