Fim de semana é de novo alerta para a baixa umidade do ar no Triângulo Mineiro
Em meio ao típico inverno de tempo seco e grande amplitude térmica, índices de umidade podem ser menores que 20%. Confira as orientações da Defesa Civil para cuidar da saúde.
Com informações G1 Triângulo e foto de Wagner de Paula
Conhecido pelo período de baixa umidade, o inverno tem como uma das principais características a presença de uma massa de ar seco que se forma na região central do país. Em virtude disso, diversas áreas do Brasil acabam enfrentando problemas com a baixa umidade relativa do ar.
Para o fim de semana, as regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas voltam a entrar em alerta para a umidade abaixo do ideal, com índices que podem ser inferiores que 20%. Confira abaixo as dicas da Defesa Civil para cuidar da saúde nesse período.
☀️🌙 Devido à baixa nebulosidade que tem se prolongado há dias, a madrugada e o amanhecer permanecem com temperaturas amenas entre 12 ºC e 16 °C. Ao longo do dia, a máxima pode superar os 30 °C.
🌂Com o tempo seco e a baixa umidade que encobre as regiões centrais do Brasil, não há previsão de chuva. Mais um fim de semana em que os guarda-chuvas ficarão secos.
💨Os ventos também serão fracos nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A tendência é que eles permaneçam amenos durante todo o dia.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
As recomendações da Defesa Civil para cuidar da saúde em períodos de baixa umidade são:
- Beber bastante água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
- Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante;
- Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
- Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó.