Fotógrafo faz registro da superlua em Santa Vitória

Com informações Tech Tudo

A superlua de agosto ocorre nos dias 1º e 30 deste mês. O fenômeno, que acontece quando o satélite está no ponto da órbita de máxima aproximação da Terra, torna a lua maior e mais brilhante, e poderá ser visto a olho nu pelos brasileiros. Como de costume em eventos do tipo, muitos tentarão garantir uma foto do corpo celeste, mas essa tarefa pode não ser tão fácil assim. Isso porque, ao tirar fotos da lua com o celular, é comum que apareça apenas um pontinho brilhante no céu escuro.

A boa notícia é que, na superlua de agosto, o satélite fica mais próximo à Terra e, por isso, aparenta ter tamanho maior. Assim, com as dicas certas, é possível garantir um bom clique.

Atento ao fenômeno, o fotógrafo Idebaldo Medeiros fez o registro da superlua em Santa Vitória e encaminhou à redação do CORREIO DE SANTA VITÓRIA para que o momento mágico fosse compartilhado com nossos leitores on-line. Veja foto no final da reportagem.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

O que é superlua?

A superlua ocorre quando a lua cheia ou lua nova está até 90% próxima do perigeu, o ponto de menor distância que o satélite natural pode estar em relação à Terra. Segundo o Observatório Nacional, acontecem de uma a seis superluas no ano, sendo duas ou três destas em fase cheia. Quanto mais próxima a lua estiver da Terra, maior e mais cintilante ela aparecerá aos olhos do observador — especialmente quando em fase de lua cheia, visto que é quando ela recebe maior incidência dos raios solares.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Qual a data e horário da superlua de agosto?

A superlua de agosto ocorrerá duas vezes, no início (1) e final (30) do mês. A super lua de 1º de agosto de 2023, chamada de Lua de Esturjão, estará em seu ápice a partir de 15h31 (horário de Brasília), segundo o site Time and Date.

O horário da superlua do dia 30, também chamada de “Lua Azul”, pode variar. Em alguns locais, ela estará completamente visível a partir das 22h35 (horário de Brasília), mas, para quem está em outros fusos horários, a melhor visibilidade do satélite natural ocorrerá na madrugada do dia 31. Confira a seguir seis dicas para fotografar o corpo celeste.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Foto da superlua registrada por Idebaldo Medeiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *