Ressaca piora com a idade: entenda os motivos

Endocrinologista explica por que a ressaca piora com a idade e indica a quantidade de ideal de álcool para ser consumida por hora; confira!


Com informações G1 – Receitas

Ressaca piora com a idade? É verdade que depois dos 30 anos o organismo já não é mais o mesmo na absorção de bebidas alcoólicas? Ao Mais Você, a endocrinologista Paula Pires destacou que a afirmação é, sim, verdadeira! Ou seja, se você não está mais na casa dos 20 anos e exagerar na bebida, prepare-se para ter um dia seguinte pouco agradável!

Depois dos 30, 40 anos, ocorre um envelhecimento de todas as células do corpo, inclusive do fígado e dos rins, que são os principais órgãos responsáveis pela metabolização do álcool. Então, o álcool fica circulando mais tempo e todos os efeitos tóxicos do álcool duram mais”, enfatiza a profissional, numerando quais são as principais sensações que a ressaca desperta: mal-estar, enjoo, cansaço, sensação de fadiga, dor de cabeça…

E existe quantidade ideal para o consumo de bebidas alcoólicas para evitar a ressaca? “O que a gente sabe, é que o fígado consegue metabolizar uma dose de álcool por hora. Então, por exemplo, se você bebeu 5 drinques, você vai demorar 5 horas para metabolizar tudo isso, vai ficar muito tempo processando todos aqueles efeitos do álcool”, pondera a médica.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Porém, para que você fuja da ressaca, Paula tem dicas para proteger seu organismo: “Se hidratar bastante, antes, durante e depois. Sempre beber de estômago cheio para minimizar a absorção do álcool pelo intestino. No dia seguinte, fazer uma alimentação saudável rica em carboidratos bons, comer alimentos ricos em vitamina C, e repousar. Isso é superimportante”.

Algumas indicações como beber muita água em caso de ressaca são consideradas essenciais. No entanto, a médica destaca que os remédios antirressaca também podem contribuir no alívio dos sintomas. “As pílulas antirressaca nada mais são do que probiótico, antioxidantes, vitaminas e alguns minerais que facilitam toda a metabolização do álcool”, destaca a médica.

Ao final da entrevista com a médica, Ana Maria Braga ressalta mais uma medida de proteção ensinada pela médica: “Outra dica importante que a Paula deu, é intercalar um copo de água com cada drinque, ou cerveja que você vai beber. Vai ingerir álcool, beba água antes, durante e depois”, finaliza a apresentadora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *