TRE marca a data de eleição pra prefeito de São Simão: 3 de setembro
Órgão também definiu calendário eleitoral; saiba quem pode votar e ser candidato.
Com informações Jornal Opção
Está marcada para o dia 3 de setembro as novas eleições para a escolha do prefeito e vice-prefeito de São Simão, cidade localizada a 366 quilômetros de Goiânia. A data foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), que também definiu o calendário eleitoral.
As convenções para a escolha de candidatos e deliberação sobre coligações deverão ser feitas pelos partidos políticos e pelas federações, de forma presencial, virtual ou híbrida, entre os dias 25 a 26 de julho.
Para concorrer às eleições, o candidato deve ter domicílio eleitoral no município pelo menos seis meses antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Se for necessária a desincompatibilização, o candidato deverá se afastar do cargo gerador de inelegibilidade em até 24 horas depois da sua escolha em convenção partidária, nos termos da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.
Estarão aptos a votar os eleitores que estão quites com a Justiça Eleitoral e com domicílio eleitoral em São Simão até 151 dias anteriores à data da eleição. A partir de 28 de julho, será permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet.
Entenda o caso
Atualmente, o presidente da Câmara Municipal de São Simão, Ailton Lopes, é o prefeito interino da cidade depois que o prefeito e o vice eleitos, Assis Peixoto (PSDB) e Fábio Capanema (PP), respectivamente, tiveram os mandatos cassados.
O prefeito foi cassado por quebra de decoro parlamentar, relacionada a crimes sexuais (importunação sexual, tentativa de aquisição e distribuição de pornografia infantil). Já o vice teve os direitos eleitorais suspensos em decorrência de improbidade administrativa. O vereador fica provisoriamente no posto até a posse do eleito pela eleição suplementar.