Esquema pega ‘fujão’: quem não pagar pedágio vai receber multa automática em MG

Duas BRs foram as primeiras no Estado a receberem o novo sistema de infração

Com informações O Tempo

As BRs 364 e 365, que ligam o Triângulo Mineiro a cidades goianas, têm, a partir deste mês, um novo modelo de fiscalização para tentar coibir os “fujões” de pedágios. A concessionária Ecovias do Cerrado e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) implantaram ao longo dos 437 quilômetros concessionados das duas rodovias um sistema automatizado de emissão de multas.

A evasão de pedágios é considerada infração grave pelo artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) por, entre outros aspectos, colocar em risco usuários e trabalhadores da rodovia.

As BRs 364 e 365 são as primeiras dos estados de Minas Gerais e Goiás a contarem com o novo modelo de fiscalização, que é realizada de forma eletrônica e que dispensa a presença de uma autoridade policial para autuação em flagrante do usuário.

A partir de agora, ao ser detectada evasão em uma das sete praças de pedágio da concessionária, as imagens e os dados do veículo são repassados diretamente à ANTT, responsável por lavrar e enviar a multa ao motorista. O processo é automatizado, feito por meio de um sistema integrado e compartilhado entre a empresa e o órgão fiscalizador.

Para o gerente de atendimento ao usuário da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, a principal vantagem do novo modelo é o aprimoramento da fiscalização da rodovia e, consequentemente, na ampliação da segurança viária.

“Na medida em que é dispensada a presença de uma autoridade policial para o flagrante e autuação do infrator, a fiscalização passa a ser constante, 24 horas por dia. Assim que o motorista comete a infração, a ANTT recebe os dados via sistema e toma as providências cabíveis para notificar o motorista. Isso ajuda, principalmente, na responsabilização dos infratores recorrentes, que para não pagarem a tarifa, transitam pelas praças acima dos limites permitidos ou próximos demais dos outros veículos, colocando em risco tanto os colaboradores das praças de pedágio, quanto os demais usuários da via”, afirma.

O responsável pela concessionária afirmou que há registros de um único motorista que fugiu 268 vezes das praças da concessionária desde o início da operação, em 2020. “Nessa nova forma de fiscalização vai ser mais fácil ao órgão competente notificar o usuário e coibir esse tipo de conduta”, diz.

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Impactos

De acordo com a Ecovias do Cerrado, além dos riscos à segurança viária, a evasão de pedágio gera outros efeitos negativos, como um menor repasse de verbas aos municípios ao longo da rodovia, que recebem recursos do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) aplicado sobre a arrecadação dos pedágios. Esses valores, repassados mensalmente aos cofres municipais, não têm destinação especificada em lei, ou seja, as cidades podem aplicar os recursos em qualquer área de interesse no município, como saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer.

Ao motorista que comete evasão de pedágio, o CTB prevê aplicação de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

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