Ecovias do Cerrado iniciará projeto para pesagem veicular em movimento
Com informações Ecovias do Cerrado
A Ecovias do Cerrado foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a instalar, de forma experimental, quatro balanças de Pesagem Veicular em Movimento ao longo dos 437 quilômetros concessionados das BRs 364 e 365, entre Jataí-GO e Uberlândia-MG.
A concessionária será a primeira do País a implantar a tecnologia, que tem como diferencial a pesagem dos veículos comerciais de forma plena e não apenas de maneira seletiva ou como triagem, contribuindo para a regulamentação e fiscalização do transporte de carga em completa substituição ao modelo tradicional, que necessita das estruturas dos Postos de Pesagem Veiculares (PPVs) fixos.
O projeto foi autorizado pelo termo aditivo 001/2023, assinado no dia 26 de junho de 2023 com a ANTT. A previsão é que as duas primeiras balanças iniciem a operação já no segundo semestre deste ano, no km 640 da BR-365, em Uberlândia-MG, e no km 107 da BR-364, em Cachoeira Alta-GO. Já os outros dois equipamentos serão operacionalizados a partir de 2024.
As balanças serão implementadas com a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM), que utiliza câmeras e sensores instalados na rodovia para detectar o peso das cargas transportadas. A medição é feita de forma instantânea após o veículo passar sob um pórtico montado sobre a via, sem a necessidade de reduzir a velocidade.
O cronograma contempla a instalação dos pórticos e da tecnologia de pesagem em movimento na velocidade da via, que após a homologação do Inmetro, estará apta para fiscalizar de forma remota o excesso de carga.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Segundo explica o Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva, a otimização do processo fiscalizatório é uma das vantagens que o sistema possui sobre o modelo tradicional.
“Um Posto de Pesagem Veicular (PPV) comum tem uma capacidade operacional reduzida, que depende, por exemplo, da triagem de veículos ou do espaço disponível em um pátio. Com o HS-WIM, no entanto, a pesagem fica muito mais efetiva, já que o sistema consegue monitorar todos os veículos comerciais que passam pela rodovia, o que aumenta a detecção dos excessos de carga”, afirma.
Essa maior eficiência traz benefícios a todos os usuários, visto que ajuda a diminuir o desgaste do pavimento e a ocorrência de acidentes provocados por veículos com sobrecarga. “Aos transportadores, há o benefício adicional de evitar alguns atrasos no tempo de viagem comumente causados pelo sistema de pesagem nas balanças tradicionais, além de promover a competição justa no setor de transportes”, complementa Bruno.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Assista ao vídeo explicativo sobre o HS-Wim pelo link: https://flic.kr/s/aHBqjAKex7
Entenda como funciona o Sistema de Pesagem em Movimento
– Pórtico com câmeras e sensores é instalado na rodovia;
– Veículos de carga passam sob a estrutura, dentro da velocidade limite da via;
– Equipamentos fazem a pesagem em tempo real, sem necessidade de parada;
– A pesagem é automatizada para todos os veículos de carga, não operando apenas com triagem ou de forma seletiva.
Vantagens do sistema
– Monitoramento de todos os veículos pesados;
– Maior eficiência na fiscalização;
– Aumento na detecção de sobrecargas;
– Diminuição do desgaste da rodovia;
– Mais segurança viária;
– Promoção da competição justa no setor de transportes.