Santa-vitorienses participam de capacitação sobre a LOA e LDO promovidas pela Amvap

Em destaque a palestrante Glória dos Santos ladeada pelas santa-vitorienses Irlah Domingues, Flávia Capatti e Stella Queiroz.

Com informações Amvap

Para sanar dúvidas e gerar mais assertividade na hora da elaboração de orçamentos e destinação de recursos do poder público nos municípios a Amvap, realizou na última quarta (21/06) e quinta-feira (22/06), o curso sobre LDO e LOA, na sede da entidade, no bairro Distrito Industrial, em Uberlândia.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), tratadas na qualificação, têm o objetivo de orientar quanto à elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e dos investimentos do Poder Público no âmbito municipal.

Segundo a assessora contábil, Glória Aparecida Rodrigues dos Santos, que foi a palestrante responsável pela capacitação, os representantes de cada município participantes ao conhecerem as mudanças podem identificar inconsistências, e aplicar melhorias antes de finalizar as ações orçamentárias.  “Com o conhecimento, os profissionais passam a aplicar de forma correta suas leis orçamentárias e diretrizes, com uma execução um pouco mais tranquila, além de maior liberdade no próximo exercício”.   

As principais dúvidas debatidas ao longo da qualificação, foram as realocações orçamentárias e realocações das alterações, referente ao remanejamento, transferência e  emendas impositivas. 

Para a participante da capacitação, Maria Batista de Fátima Alves, oficial administrativa e atuante na área contábil, no  Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia (Ipremu), estar sempre em busca de atualização é fundamental para quem lida com a LOA.

“Assim como a prefeitura, no IPREMU também lidamos com orçamentos, mas com o agravante que a gente mexe com o servidor inativo, e precisamos ter receita para realizar os pagamentos. Por isso, é necessário fazer um bom planejamento orçamentário. Desta forma o instituto está sempre nos eventos para entender as mudanças”.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——

A qualificação serviu de esclarecimentos para os demais participantes como o controlador interno, Elton César, do município do Prata.

“A capacitação é interessante porque as informações mudam muito, principalmente em relação a essas duas peças que é a LDO e LOA, e no que diz respeito a fonte de recurso, emendas impositivas. A gente veio em virtude das mudanças, que vêm na operacionalização dos orçamento público. Foi muito proveitoso, estamos saindo satisfeitos com as dúvidas sanadas”. 

O curso teve uma carga horária, ao longo dos dois, de 15 horas, abrindo espaço para falar das teorias da legislação e momentos com exemplos práticos do dia a dia.  A capacitação foi direcionada ao público de:  secretários municipais, profissionais de contabilidade, controladores  internos e auditores.

Interessada em buscar mais informações, Letícia Marçal, assistente de contabilidade, e prestadora de serviços do ramo empresarial do município de Estrela do Sul, conta da importância de atualizações. “Fazer um um plano anual adequado e levar atualizações para o município foi nossa missão nesses dois dias de capacitação. A realização das tarefas orçamentárias e destinação dos recursos corretamente favorecem a população e os contribuintes em todas as esferas”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *