Modernização entra em estágio avançado e mobiliza comunidade da Usina Hidrelétrica São Simão

Em 2023, cerca de 300 trabalhadores estarão dedicados ao projeto responsável por trazer mais eficiência e segurança para usina, que neste ano completa 45 anos de operação

Com informações ASCOM Spic Brasil

A modernização da Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão chega em uma de suas fases mais movimentadas. Neste ano, está em andamento o quinto e maior módulo das obras, que inclui a modernização de todos os equipamentos da Casa de Força e Tomada D’Água, bem como a modernização das unidades geradoras.

No segundo semestre, cerca de 300 trabalhadores estarão dedicados exclusivamente às obras conduzidas por empresas contratadas pela SPIC Brasil, responsável pela operação da usina e pelo investimento de mais R$ 1 bilhão ao longo dos anos de projeto.

Desde 2019, cinco de um total de sete módulos, que dividem a implementação do projeto, foram concluídos ou estão em andamento. No módulo 5, as unidades geradoras serão modernizadas uma a uma, com a primeira parada prevista para julho deste ano. Elas são as estruturas responsáveis pela transformação da energia potencial da água que movimenta as pás da turbina, em energia elétrica.

A unidade de número 2, composta por um gerador, uma turbina e seus auxiliares, será a primeira a ser desligada e modernizada em um período de aproximadamente 10 meses, com a finalização das obras prevista para maio do próximo ano. A expectativa é que todas as unidades geradoras da UHE estejam modernizadas até o final de 2029.

——CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Empregabilidade

Ao longo de 2023, as obras de modernização envolvendo todos os módulos em andamento mobilizarão mais de 300 trabalhadores, alocados principalmente nas áreas de administração, construção civil, elétrica, mecânica e química. As vagas disponíveis são abertas conforme a evolução do projeto e ficam sob responsabilidade do consórcio executor e parceiros envolvidos.

“O trabalho exige os melhores profissionais do setor, atuando com alta performance de organização e eficiência. A contratação de mão de obra nesse ano será de responsabilidade das empresas contratadas para a execução da modernização, cabendo à SPIC Brasil a fiscalização e monitoramento das atividades, bem como a manutenção da comunicação para a comunidade”, explica André Pereira, COO da SPIC Brasil.

A UHE São Simão completa, em junho, 45 anos de operação e é considerada uma das usinas hidrelétricas mais seguras do país. Segundo André, a modernização é fundamental para garantir a boa atuação e disponibilidade da usina pelos próximos anos.

“Os resultados deste projeto tornarão a UHE São Simão ainda mais eficiente, segura e confiável para o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), colaborando para o desenvolvimento da região e todo o país”, conclui.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Portas abertas com a comunidade

A SPIC Brasil mantém diálogo aberto e constante com as comunidades que vivem no entorno da UHE para tirar dúvidas e dar mais informações sobre o projeto de modernização. O contato pode ser realizado através do e-mail portasabertas@spicbrasil.com.br

Sobre a SPIC Brasil

A SPIC Brasil é uma empresa que investe em geração de energia segura e com respeito às comunidades onde atua, potencializando a energia de todo o país. Investe em inovação, geração e soluções com foco em fontes renováveis e que contribuem para a transição energética, norteada pelo compromisso com as pessoas e o meio ambiente.

Globalmente, o Grupo possui ativos totais de mais de US$ 230 bilhões e capacidade instalada total de mais de 203 GW.

Com ativos que somam mais de 3 GW no Brasil, opera a Usina Hidrelétrica São Simão, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, dois parques eólicos na Paraíba – Millennium e Vale dos Ventos –, tem participação no maior complexo de gás natural da América Latina, o GNA (Gás Natural Açu), em São João da Barra (RJ) e, mais recentemente, entrou para o mercado de geração fotovoltaica com dois parques solares no Nordeste do país, ambos em fase de construção.

Emprega mais de 250 funcionários alocados em São Paulo (SP), Natal (RN), São Simão (GO) e Mataraca (PB). Para mais informações, acesse o Relatório Anual da SPIC Brasil disponível no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *