Desmatamento ilegal de Mata Atlântica é descoberto pelo Ibama no Triângulo Mineiro; área do esquema equivale a 35 campos de futebol

Com informações TV Integração

Uma fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) descobriu um esquema de desmatamento e beneficiamento de madeira em uma área de Mata Atlântica às margens do Rio Araguari. Ao todo, mais de 90 m³ de madeira avaliados em R$ 250 mil foram apreendidos.

A operação começou na terça-feira (23) após denúncia anônima, e segue nesta quinta (25) em uma área de mata em Araguari. Além da madeira, foram apreendidos equipamentos como motosserra, serra de cortar e outras ferramentas.

À TV Integração, o chefe da unidade do Ibama em Uberlândia, Rodrigo Herles dos Santos, afirmou que a área fiscalizada é particular e alguns dos envolvidos com o esquema já foram identificados.

“Estamos nesse trabalho de retirada do material de campo e, na sequência, faremos a responsabilização das pessoas que atuaram de forma ilegal. Estamos na expectativa que eles sejam multados em R$ 300 mil por conduta passiva e lesiva ao meio ambiente”, disse Rodrigo.

Área de Mata Atlântica foi fiscalizada pelo Ibama em Araguari — Foto: Ibama
Área de Mata Atlântica foi fiscalizada pelo Ibama em Araguari — Foto: Ibama

Ainda segundo o chefe do Ibama, a área afetada é de 25 hectares, o que equivale a 35 campos de futebol.

“Não é uma exploração amadora. É um volume muito grande de madeira, que não dá para ser colocada no mercado se não houvesse um esquema fraudulento para dar a aparência de legalidade a esse tipo de extração”, completou.

Mais comuns no litoral, áreas de Mata Atlântica como a que foi alvo da operação são raras no interior do país. Conforme o Ibama, o bioma é protegido com regras especiais de exploração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *