Procon de Uberlândia recomenda suspensão de venda de café de Uberaba após empresa ser interditada por paus e cascas no produto
Na semana passada, empresa teve 16 toneladas apreendidas do produto. A marca é investigada por mistura de impurezas e também estava com alvará vencido.
O Procon de Uberlândia recomendou a suspensão da venda do café Uber Ubá na cidade. A empresa foi interditada em Uberaba na última sexta-feira (12), após descumprir algumas medidas legais e teve 16 toneladas do produto apreendidas para serem descartadas.
A medida do Procon de Uberlândia ocorre por entender que os produtos são impróprios para o consumo. A marca também é investigada por uma possível presença de “cascas e paus em quantidades acima do limite permitido, como a presença de Ocratoxina ‘A’”.
Diante da situação, o Procon recomendou que seja suspensa a comercialização do café Uber Uba, embalado e distribuído por Indústria e Comércio de Café Uberaba EIRELI ou de rótulos que exibam a identificação de embalagem e distribuição por Reyna Produtos Alimentícios LTDA.
O órgão também pede que façam as trocas de produtos para consumidores que haviam comprado o café Uber Ubá.
Prisão da responsável
Em nota, a Polícia Civil informou que foi constatado crime contra o consumidor, sendo que uma mulher, responsável pelo estabelecimento, foi conduzida e autuada em flagrante. Ela foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Segundo a Vigilância Sanitária, foram constatadas as seguintes irregularidades:
- Condições sanitárias insatisfatórias;
- Misturas de impurezas, como cascas e paus, para dar volume ao produto final;
- Alvará sanitário vencido;
- Ausência de seleção de fornecedores.