Ecovias do Cerrado entrega obras de melhorias viárias em 7 municípios das BRs 365 e 364, em MG e GO
Com informações Ecovias do Cerrado
A Ecovias do Cerrado concluiu, no primeiro trimestre deste ano, dez obras de melhorias viárias executadas ao longo dos 437 quilômetros concessionados das BRs 364 e 365. Os trabalhos – iniciados a partir de abril de 2022 em sete municípios do Triângulo Mineiro e sudoeste de Goiás – incluem a implementação de faixas adicionais, de rotatórias alongadas, de vias marginais e de outros dispositivos que ampliam ainda mais o conforto e a segurança aos usuários da rodovia.
As mais recentes entregas foram realizadas em Uberlândia e Monte Alegre de Minas, entre janeiro e fevereiro passado. Na primeira cidade, a Ecovias do Cerrado entregou um dispositivo de retorno no km 634 da BR-365. Trata-se de uma antiga demanda da comunidade do entorno, que compreende indústrias e o bairro Jockey Camping. O dispositivo diminuiu em quatro quilômetros a distância necessária para acessar o lado oposto da rodovia.
Em Monte Alegre de Minas, por sua vez, a concessionária implementou duas novas passarelas nos quilômetros 687 e 688 da BR-365, no trecho urbano do município. As estruturas, de 237 e 179 metros, respectivamente, visam facilitar a travessia de pedestres sobre a rodovia em um ponto de grande fluxo de veículos, o que consequentemente diminui as chances de acidentes, como atropelamentos.
Para garantir esse objetivo, a concessionária também implementou 20 postes de iluminação e 800 metros de telas antiofuscantes nas áreas próximas às estruturas.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
TERCEIRAS FAIXAS
Ituiutaba foi o município que recebeu a maior frente de obras no lote executado no último ano. Foram entregues 17 quilômetros de terceiras faixais, 4 quilômetros de vias marginais e uma melhoria de acesso ao Distrito Industrial da cidade.
Para a finalização dos trabalhos, concluídos em janeiro deste ano, foram investidos R$ 65 milhões e gerados mais de 260 empregos diretos na região.
Entre os benefícios trazidos aos usuários com as obras, o Gerente de Engenharia da Concessionária, Guilherme Gonçalves, destaca a melhoria nas condições de tráfego. “As terceiras faixas, por exemplo, são planejadas e implementadas em pontos de aclive da rodovia, o que facilita a ultrapassagem de veículos pesados”, afirma.
Em Santa Vitória também foram construídos 1,6 quilômetros de terceiras faixas, além de 2,2 quilômetros de vias marginais e uma melhoria de interseção.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
OBRAS EM GOIÁS
O lado goiano da concessão também teve melhorias concluídas. Em São Simão e Cachoeira Alta, por exemplo, foram implementadas duas rotatórias alongadas para organizar e facilitar o tráfego nas entradas das cidades.
Ainda em Cachoeira Alta, a Ecovias do Cerrado fez uma melhoria de interseção e construiu 1,2 quilômetro de vias marginas, assim como em Aparecida do Rio Doce, onde foi concluído 1,3 quilômetro de faixas adicionais.
O diretor superintendente da Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes, ressalta o compromisso da concessionária com a melhoria contínua das condições da rodovia. “Mesmo com todas essas entregas, podemos dizer que os trabalhos de engenharia estão apenas começando. Em março, damos início ao cronograma de obras de 2023, que incluem a revitalização de mais de 100 quilômetros de pavimento, a construção de 5 quilômetros de vias marginais, a instalação de mais duas passarelas e muitas outras frentes a serem executadas em todos os municípios do nosso trecho”, afirmou.