Edna Dalta faz história como a primeira mulher a presidir o CMDRS de Santa Vitória
Na última segunda-feira (27), foi realizada a eleição e posse da nova diretoria do Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Santa Vitória.
Na presidência do CMDRS foi escolhida a produtora Edna Dalta Soares Pereira, fato inédito na história do conselho. Nos demais cargos estão Adãoneli Rodrigues de Aquino (vice-presidente), André Augusto Gimenes Cardoso (1º secretário) e Vânia Aparecida da Costa na função da 2ª secretária. O mandato biênio 2023/2024.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS, órgão gestor do desenvolvimento rural municipal, com função consultiva ou deliberativa, segundo o contexto de cada política pública ou programa de desenvolvimento rural em implementação. Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apenas para fins de suporte administrativo.
Dentre outras competências, cabe ao CMDRS o desenvolvimento rural sustentável do município, assegurar a efetiva e legitima participação das comunidades rurais na discussão e elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – PMDRS, de forma a que este contemple ações de apoio à produção e a comercialização de produtos da agricultura familiar e da reforma agraria, a regularidade da oferta, da distribuição e do consumo de alimentos no município, e a organização dos agricultores (as) familiares, buscando sua promoção social.