Hoje (21) é Dia do Pão Francês: aprenda a fazer uma receita caseira dessa iguaria
Com informações O Tempo
Pão francês ou, para nós, o pãozinho de sal, tem uma data especial para ser celebrado: 21 de março, é o dia do pão francês, um dos alimentos mais tradicionais e consumidos em todo o mundo. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), no ano de 2019 a média de consumo do pão francês no Brasil foi de 704,7 toneladas por mês.
Para celebrar, a padeira Cecília Lima, do perfil do Instagram A Moça do Pão, que também é professora, ensina a fazer a maneira ideal para seu pãozinho ser feito do jeito certo, ideal para saborear no café da manhã, como acompanhamento antes de um almoço ou como lanche da tarde. Vamos lá?
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Ingredientes
500g de farinha de trigo
325g de água
15g de sal
2g de fermento biológico seco
25g de banha ou manteiga
10g de açúcar
Modo de preparo
Comece fazendo uma esponja com o fermento biológico: 30g de farinha e 30g de água e deixar descansar por 30 minutos. Enquanto isso, misture a farinha e água para fazer a autólise. Após 30 minutos, misture a esponja com a massa que estava em autólise e, depois, incorpore o sal e o açúcar. Nesse momento você precisa sovar até que não sinta mais os grãos e deixe descansar por mais 30 minutos.
Por último, misture a banha, sovando a massa para que fique bem lisa e homogênea. A mistura da banha precisa ser a última, pois assim ela não atrapalha o desenvolvimento da rede de glúten.
Deixe a massa fermentar em temperatura ambiente por cerca de 4h. (a massa deverá quase dobrar de tamanho). Após a fermentação, corte a massa em 10 pedaços iguais, faça uma bolinha com cada pedaço e deixe descansar por 15 minutos. Depois, modele os pãezinhos: achate a bolinha com as mãos e enrole tipo rocambole. Cubra com plástico filme e leve pra geladeira por cerca de 12 horas.
Quando os pãezinhos estiverem bem fermentados (eles dobram de tamanho), faça um corte no meio de cada um com uma lâmina afiada e leve pra assar a 220ºC fazendo vapor (use uma forma alta e tampe com papel alumínio, vendando bem, deixe assar por 20 minutos com o papel e, depois, tire o papel e deixe dourar. O papel vai simular um forno a vapor – cuidado para o pão não grudar no papel.