Femec abre a temporada 2023 de feiras agropecuárias sob o conceito ESG; entenda
Evento será realizado de 21 a 24 de março em Uberlândia e expectativa é movimentar mais de R$ 1 bilhão em negócios
Com informações Rádio Itatiaia
Para quem adora uma Feira Agropecuária, uma boa notícia: a Femec abre a temporada 2023 do segmento, de 21 a 24 de março, no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia. Esse ano, o tema central do evento será “AGRO ESG, produção sustentável que valoriza pessoas”. A expectativa é superar os números da feira do ano passado que contou com a presença de 70 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 1 bilhão com as vendas realizadas pelos 215 expositores.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, a tendência é que o número de expositores seja ainda maior. “Acreditamos que a safra recorde que teremos aliada à redução de custos de produção em relação ao último ano resultará na retomada de investimentos no final do primeiro trimestre”, afirma.
Silveira explicou ainda que a escolha do tema ESG foi feita por ser um assunto de extrema relevância na atualidade. “Queremos mostrar aos produtores rurais que é possível adotar boas práticas de gestão na fazenda, visando objetivos coletivos que levem em consideração o cuidado com o meio ambiente e com as pessoas”, disse.
Entenda o conceito ESG
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance) Ambiental, Social e Governança, refere-se a boas práticas de gestão voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.
De modo geral, quem adota o conceito ESG quer mostrar o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
Silveira explicou ainda que a escolha do tema ESG se deu por ser uma temática que está “na ordem do dia” e também pela necessidade conscientizar os produtores a respeito de boas práticas de governança, cuidados com o meio ambiente e transparência.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
De gado a veículos off road
A Femec é considerada o principal evento no estado para exposição de gado (Nelore, Gir Leiteiro e Senepol) comercialização e lançamentos de produtos da indústria de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, novidades da indústria automotiva, veículos off road, tecnologias de sementes, pecuária e náutica.
Painéis Temáticos
Debaterão assuntos como, perspectivas do mercado agropecuário e o papel da mulher nesse setor, os princípios de ESG no agronegócio, entre outros.
Melhor estrutura
A organização da feira trabalha para oferecer melhores condições para as empresas apresentarem seus produtos e o produtor rural realizar a sua compra. “Estamos ampliando o pavilhão do agronegócio para receber com mais conforto o setor de insumos agrícolas. Teremos também a área para máquinas da linha amarela (da construção civil), o espaço da energia solar e um agrupamento das empresas de tratores e pulverizadores”, disse Silveira. Outro ponto forte do evento será a presença dos principais bancos do país e de entidades que representam o setor.
Campos de Sementes e Insumos Agrícolas
Campos Demonstrativos de cultivo – as chamadas vitrines-lavoura – também serão atração da feira. Em uma área de 8,7 mil metros quadrados no parque Camaru, serão apresentadas novas tecnologias aplicadas a sementes e defensivos para que o produtor observe pessoalmente o desenvolvimento de diferentes materiais genéticos.
Treze empresas participam desse projeto, permitindo ao agricultor fazer comparações e escolher o produto mais adequado para sua propriedade. Variedades de soja, híbridos de milho, algodão, sorgo gigante, girassol e cana-de-açúcar encontram-se em estágio avançado de desenvolvimento no local.
Pavilhão do Agronegócio
É uma estrutura coberta e climatizada com hall para networking, praça de alimentação e auditório, ideal para negócios, com a presença de empresas especializadas em defensivos químicos e insumos agrícolas.
Painéis Temáticos
As palestras e painéis temáticos da Femec 2023 abordarão o tema central da feira que é AGRO ESG – produção sustentável que valoriza pessoas. A programação incluiu o 3º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, um painel sobre sustentabilidade e apresentações sobre perspectivas de mercado.
Espaço da Pecuária
Ambiente exclusivo para os pecuaristas, conta com ampla área destinada a discussões em torno da bovinocultura de corte e de leite. Com destaque para as raças Gir Leiteiro, Girolando, Nelore e Senepol o objetivo do ambiente é reunir no mesmo espaço criadores e empresas envolvidas na atividade para a troca de informações, palestras e fechamento de negócios.
Arena Automotiva
O espaço reservado para a indústria automotiva fica no centro do parque de exposições e visa organizar a circulação de visitantes que podem encontrar diferentes empresas do mesmo segmento.
A Femec conta com o apoio e a participação da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), da prefeitura de Uberlândia, do SEBRAE e do Governo de Minas.
Femec – de 21 a 24 de março, das 8h às 20h, no Parque Camaru, com entrada e estacionamento gratuitos.