LIRAa aponta que Santa Vitória está em alto risco de transmissão de Dengue

O 1° Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa) de Santa Vitória 2023, realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro, apurou um índice de infestação predial de 15%. É o dobro em relação ao último levantamento realizado no ano passado.

Isso significa que das 507 casas pesquisadas pelos agentes de Endemias, 76 apresentaram criadouros do mosquito Aedes aegypti, classificando o Município em uma situação de alto risco para transmissão de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya.

Parâmetros do Ministério da Saúde preconizam índice inferior a 1% como baixo risco, 1% a 3,9% médio risco e acima de 3,9% alto risco.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

POPULAÇÃO TEM QUE COLABORAR

A Vigilância em Saúde de Santa Vitória ressalta que o controle de um inseto tão domiciliado quanto o Aedes aegypti – haja vista que 96,5% dos focos foram encontrados nos imóveis e 3,5% em lotes vagos – depende, fundamentalmente, da participação da população que deve estar mobilizada e consciente de suas responsabilidades para reduzir o risco de doenças transmitidas pelo Aedes.

O departamento tem intensificado todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde para controlar essa doença em nossa cidade, e conclama a população para que faça sua parte também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *