Primeira UG de São Simão para em julho para modernização
De acordo com a SPIC Brasil, cronograma prevê a execução dos serviços em cada uma das seis unidades geradoras da usina no prazo de dez meses
Com informações Energia Hoje
Atualmente, a SPIC Brasil está trabalhando com a modernização de toda a UHE São Simão, seu principal ativo em operação no País, localizado na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás, com 1.710 MW de capacidade instalada.
Todos os serviços auxiliares ( BoP ) serão modernizados, bem como, as seis unidades geradoras da UHE passarão pelo processo de atualização até o ano de 2029.
A modernização da UHE São Simão é um compromisso previsto no contrato de concessão, arrematado pela SPIC Brasil em setembro de 2017. Os principais resultados são aumentos de confiabilidade e de segurança no fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional.
A modernização colocará a UHE São Simão entre as hidrelétricas mais modernas do Brasil, considerando o nível de digitalização adotado.
A modernização foi iniciada em 2020, após detalhado planejamento do Projeto Básico realizado entre os anos de 2018 e 2019, incluindo, entre outras coisas, diversos estudos de mercado.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE——
As unidades geradoras serão modernizadas uma a uma, com a primeira parada programada para julho de 2023. Nos anos seguintes, a cada julho, uma nova unidade será interrompida e sua modernização finalizada sempre em maio do ano seguinte, com 10 meses de trabalho.
Neste cronograma, todas as seis unidades geradoras estarão modernizadas ao final de 2029.
Este é o grande desafio: realizar toda a modernização com segurança operacional e segurança de nossos colaboradores e de terceiros.