UFTM cria curso de graduação em Zootecnia para o campus de Iturama
Com informações Jornal da Manhã
Na primeira reunião do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi aprovada proposta de criação do curso de graduação em Zootecnia, modalidade bacharelado, para o Campus Universitário de Iturama.
Em abril do ano passado, teve início o trâmite junto às instâncias superiores da UFTM para aprovação do projeto de criação do curso de graduação em Zootecnia. A Pró-Reitoria de Ensino (Proens), junto à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e ao Departamento de Gestão de Ensino (DGE) e seus setores, realizou análises e orientações.PauseUnmuteCurrent Time 0:23/Duration 0:30Loaded: 100.00%Fullscreen
Entre as ações ocorreu a consulta pública em Iturama e na região quanto ao estudo da viabilidade de implementação e, também, a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso. Segundo a pró-reitora de Ensino da UFTM, professora Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, o projeto de criação foi aprovado no Conselho de Ensino em 16 de novembro de 2022 e, posteriormente, encaminhado para a Proplan para deliberação no Consu.
Conforme o professor Helder Barbosa Paulino, diretor-geral do Campus Universitário de Iturama, “discussões internas no Campus de Iturama demonstraram que a região demanda cursos na área de Ciências Agrárias, sendo a que mais produz pecuária no estado de Minas; está próxima à região produtora de peixes, que é a região do Noroeste Paulista, maior produtora de peixes da América Latina”. Afirmou ainda que, “com certeza, o curso trará muito avanço científico, tecnológico e desenvolvimento econômico para a região do Pontal do Triângulo Mineiro”, destacou.
Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, “a aprovação pelo Conselho Universitário do curso de Zootecnia constitui um grande marco para a UFTM. Trata-se do primeiro passo para consolidarmos este anseio da comunidade local de termos, ao lado do curso de Agronomia, que já é reconhecido pelo MEC com a nota máxima, o curso de bacharelado em Zootecnia, consolidando a formação de novos profissionais, que atuarão em conjunto aos setores do agronegócio na região e de todo o país, fomentando esse importante setor da sociedade. Mais do que isso, reforça o compromisso institucional da UFTM em fomentar seu Campus de Iturama, tornando-o referência no ensino, pesquisa e extensão em toda a região do Pontal do Triângulo, Noroeste Paulista e Mato Grosso do Sul”, disse.