Novos mandados são cumpridos em operação que investiga exploração de jogo do bicho e lavagem de dinheiro no Triângulo Mineiro

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba e TV Integração — Uberlândia


Mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva são cumpridos durante a 2ª fase da Operação “Lavanderia de Sonhos”, na manhã desta sexta-feira (18), no Triângulo Mineiro. A ação que investiga um grupo criminoso familiar que explora jogo do bicho e lavagem de dinheiro tem alvos em Uberlândia e Monte Alegre de Minas.

De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foram expedidos nove mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. A investigação foi iniciada em 2021 e apontou que o grupo criminoso utilizava inúmeros imóveis para a exploração de jogos de azar e do bicho.

Além disso, escritórios também eram utilizados para a contabilidade do lucro, com integrantes exercendo funções bem definidas dentro da organização criminosa.

Ainda segundo o Gaeco, para garantir o enriquecimento dos líderes, o grupo criou esquema estruturada para lavar o dinheiro da operação criminosa. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 10h desta sexta, quando mais detalhes devem ser repassados.

Além do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Gaeco, também participam da operação a 18ª Promotoria de Justiça de Uberlândia, Polícia Civil e Polícia Militar (PM) e Superintendência da Receita Estadual.

BMW apreendida durante a 1ª fase da Operação "Lavanderia dos Sonhos" realizada em outubro de 2022, em Uberlândia — Foto: Reprodução/TV Integração

BMW apreendida durante a 1ª fase da Operação “Lavanderia dos Sonhos” realizada em outubro de 2022, em Uberlândia — Foto: Reprodução/TV Integração

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

1ª fase

Durante a 1ª fase da “Lavanderia dos Sonhos”, a Polícia Civil apurou que a organização criminosa utilizava vários imóveis para a exploração do jogo de azar e do bicho, assim como com diversos escritórios para a contabilidade do produto da infração. A quadrilha contava com uma rede de comparsas que integrava o grupo, todos com funções bem definidas.

Ao todo, 48 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão foram cumpridos em Uberlândia e Monte Alegre de Minas. Doze veículos também foram recolhidos.

Dois dias após o cumprimento dos mandados, Artur Alcântara Vieira, Jair Alcântara Vieira e Laudel Alcântara Vieira foram ouvidos. Um quarto integrante da família, Evaristo Alcântara Vieira, está foragido.

Segundo o Ministério Público, a movimentação de dinheiro por ano chegava a R$ 18 milhões. As oitivas e investigações foram conduzidas pelos promotores de Justiça Thiago Ferraz e Ricardo Bassetto, além do delegado da Policia Civil, Daniel Azevedo.

Durante o procedimento, diversas provas do esquema foram apresentadas, mas os ouvidos ficaram em silêncio durante todo o tempo. Eles estavam acompanhados do advogado. A TV Integração procurou a defesa dos envolvidos, que informou que não iria comentar o caso.

“É uma operação que vai entrar para a história de Uberlândia. Com todo o material colhido, que será analisado, nós propiciaremos a possibilidade de oferecimento de uma denúncia pelo MPMG”, disse o delegado-chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeu de Brito Brandão.

Helicóptero em Uberlândia , durante operação na quarta-feira (5) — Foto: Fernanda Lilia/TV Integração

Helicóptero em Uberlândia , durante operação na quarta-feira (5) — Foto: Fernanda Lilia/TV Integração

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

“Seth”

Durante a 1ª fase da “Lavagem dos Sonhos”, também foi realizada a Operação “Seth”, que apura um caso de homicídio e outro de tentativa de homicídio ocorridos em Araguari, em abril de 2021. Na ocasião, um homem foi morto a tiros em uma disputa por pontos de exploração do jogo do bicho. Durante o crime, o pai da vítima também foi atingido por disparos, mas foi socorrido com vida.

Ao todo, 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Araguari, Uberlândia e Prata. Além disso, em uma das ações da operação em Uberlândia, uma carreta carregada com maços de cigarros foi apreendida. Mais de 900 caixas de cigarros foram recolhidas dentro do veículo e em uma casa que servia como depósito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *