Projeto ISA é apresentado em Santa Vitória

Na noite da última segunda-feira (7), aconteceu em Santa Vitória reunião de apresentação do ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas) um projeto desenvolvido pela EPAMIG e exibido pelo técnico Ricardo Tuller do Senar de Uberaba, realizado no auditório da ACISV-CDL.

O evento foi organizado através de parceria entre Prefeitura de Santa Vitória, por meio da SEMAPA em parceria com Sebrae, Sindicato dos Produtores Rurais, Programa Pró Mananciais/Copasa, ACISV-CDL, Produtor de Água SV, Câmara Municipal de Santa Vitória e Senar Minas, que contou com presença de dezenas de Produtores Rurais da Micro Bacia do Ribeirão da Invernada.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Maurício Martins Lorena Filho enfatizou a reunião teve por objetivo articular um Planejamento Estratégico e Estruturação de Estudos Técnicos para elaboração de um plano de trabalho in loco em 30 propriedades, ainda neste ano de 2022, e mais 30 propriedades em 2023.

“Estamos sempre procurando andar ao lado dos produtores rurais que são parceiros do projeto ISA, para buscarmos formas e recursos conjuntos para promover o desenvolvimento socioeconômico ambiental sustentável da microbacia que abastece nossa cidade”, pontuou.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Ricardo Tuller e o secretário Maurício Lorena durante apresentação do projeto ISA.

Segundo o consultor em Agronegócios do Sebrae Eduardo Ramos, o diagnóstico ISA irá permitir ao produtor uma melhor compreensão dos fatores de produção para a otimização dos processos produtivos, além de permitir ao empresário rural reduzir os riscos/passivos ambientais.

Para o consultor, o Agronegócio Brasileiro é um dos mais sustentáveis do mundo, porém alerta para a necessidade de aumentar as boas práticas agrícolas nas propriedades, especialmente na conservação e uso do solo e no manejo adequado das pastagens e o ISA poderá ajudar nesse processo permitindo no futuro o aumento da renda do produtor via pagamento por serviços ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *