Minas está entre estados brasileiros com tendência de aumento nos casos de Influenza, aponta estudo
Crescimento é concentrado no público de até 11 anos, motivado pela gripe e problemas respiratórios comuns da primavera
Com informações Rádio Itatiaia
Quatro Estados brasileiros e o Distrito Federal vem registrando aumento nos casos de Influenza A, vírus causador do tipo mais comum de gripe. A informação é do Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), atualizado nessa segunda-feira (10).
São monitorados os pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o país, e segundo o boletim, “o vírus influenza A vem apresentando aumento em alguns estados do país, como Bahia, Goiás, Minas Gerais, com destaque especialmente em São Paulo e no Distrito Federal”.
“Entre os casos com subtipagem, há predomínio para o H3N2, tal como observado no surto epidêmico de novembro e dezembro de 2021”, completou.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, aponta ainda que o cenário pode se estender para outras regiões do país.
“Essa tendência recente serve de alerta para os demais estados do país em decorrência da importância de ambos no fluxo interestadual de passageiros, especialmente para os grandes centros urbanos através da malha aérea nacional”, alerta.
Em Minas, fica o destaque para a tendência de aumento nos casos em análise a longo prazo, especialmente nas regiões Sul e Zona da Mata. O crescimento recente, conforme o levantamento, concentra-se no público entre 0 e 11 anos, motivado pela gripe e problemas respiratórios vistos no início da primavera. Até o momento, a Fiocruz não percebeu associação dos números com a Covid-19.