Segunda morte por varíola dos macacos em Minas foi a quarta no Brasil
O Rio de Janeiro é o outro Estado que tem dois óbitos
Com informações O Tempo
A morte de um jovem por varíola dos macacos no domingo (9) em Pouso Alegre, no Sul de Minas, foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e também pelo Ministério da Saúde em boletins divulgados pelas pastas nessa segunda-feira (10). Esse foi o segundo óbito pela doença no Estado e a quarta no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Estado do Rio de Janeiro registrou os outros dois óbitos para a varíola dos macacos no país. O último caso foi registrado há uma semana, no boletim epidemiológico do dia 3 de outubro.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou que o paciente mineiro teve o caso notificado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-MG) no domingo e que era um homem, de 21 anos, residente em Pouso Alegre, com comorbidade. “O paciente foi internado para isolamento, mas com a piora em seu quadro clínico devido a um choque séptico, evoluiu a óbito”, informou. A pasta disse ainda que existiam, até essa segunda-feira, 527 casos confirmados da doença em Minas Gerais.
O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde apontava que São Paulo é o Estado com mais casos positivos da doença no Brasil com 3.755, além de outros 1.050 suspeitos. Todos os Estados do Brasil têm pelo menos um paciente diagnosticado com a doença.