Pancadas de chuvas isoladas marcam a primeira semana de outubro no Triângulo Mineiro
Climatologista aponta influência de nova frente fria do litoral da região sudeste do país. Veja a previsão do tempo na região.
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba e foto de Wagner de Paula
Manhãs nubladas, tardes de sol e chances de chuva que aumentam ao longo do dia definem o início do mês de outubro no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. A previsão indica que nesta semana o tempo chuvoso se mantém nas regiões com maiores volumes esperados entre a quinta-feira (6) e sexta (7). Os termômetros variam entre 18ºC e 30ºC.
Veja abaixo como fica o tempo em outubro.
A climatologista Alcione Wagner afirmou que a causa das pancadas de chuva é a chegada de uma fria na região sudeste do país.
“E tem ainda o fenômeno La Niña, que contribui para que a frente fria continue alcançando a região sudeste. A termodinâmica (calor e umidade), os jatos de baixo nível trazendo umidade da região norte para o centro do Brasil estão entre os fatores que contribuem para que o mês de outubro tenha chuva acima da média“, explicou.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Outubro
Após esta semana, a previsão é que o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas tenham um período de redução das chuvas, com possibilidade de chuviscos. Assim, as cidades das regiões devem passar pelo que a climatologista Wanda Prata denomina “veranico” entre os dias 6 e 15 de outubro.
“Depois, as chuvas retornam mais volumosas pelos dias 15 e 16 e vão até final de outubro“, informou a climatologista.
Ainda segundo Wanda, a previsão é de que durante o mês de outubro as cidades das regiões acumulem de 160mm a 170mm de chuva.