Justiça Eleitoral realiza a Geração de Mídias para as eleições de 2 de outubro

O procedimento teve por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas

Na última quinta-feira (22), a Justiça Eleitoral realizou o procedimento de geração das mídias que irão carregar as urnas para as Eleições do dia 2 de outubro.

O procedimento teve por finalidade gerar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas eletrônicas de todo o Estado, como o sistema de votação, nome, número e foto dos candidatos, além dos dados dos eleitores de cada seção.

Os trabalhos começaram as 8 horas, no Cartório Eleitoral de Santa Vitória, sendo presididos pelo juiz eleitoral Pedro Guimarães Pereira e pelo chefe Maurício Leonardo Leonardo Suzigan.

—-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Para o ato, foram convidados fiscais de partidos políticos e coligações. O PL foi representado pelo ex-prefeito Antônio Celso Andrade Domingues e o PT por Márcio José da Silva Freitas.

Foram preparadas aproximadamente milhares de mídias de votação e mídias de contingência para as seções eleitorais.

Como parte da cerimônia, os representantes dos partidos entraram em acordo para escolher a urna seção (a de número 22, do Lions Clube), para ser submetida a duas auditorias.

A primeira, para verificar as assinaturas eletrônicas dos programas eleitorais instalados na urna, e constatar se eles eram os mesmos assinados pelas entidades fiscalizadoras e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral em cerimônia pública em Brasília.

—-CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2 de outubro em Santa Vitória.

Na segunda, a urna eletrônica foi iniciada e apresentadas as fotografias dos candidatos, para verificar se todas estavam presentes.

Depois, foi permitido que cada um dos participantes votasse várias vezes nos candidatos de sua escolha, para verificar se os números digitados correspondiam a cada um deles, se as respectivas fotos apareceriam e se, no final, o resultado da votação corresponderia aos votos dados durante o procedimento.

Os testes foram positivos e os participantes verificaram que a urna eletrônica sorteada funcionou perfeitamente.

A cerimônia foi integralmente registrada em vídeo e foi encerrada por volta das 16 horas.

Também participaram os senhores João Pedro Gonçalves Borges, Vítor Alves Martins Silva Pereira, Cleumar Antônio de Oliveira Souza, Rusgyere Santos, Marcione Silva e Aparecida Sônia de Jesus.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

No próximo sábado, dia 1° de outubro, véspera das eleições, na sede do TRE-MG, em Belo Horizonte, haverá outra cerimônia em que mais urnas serão sorteadas no estado de Minas Gerais, para também serem submetidas à auditoria da votação paralela, no dia da eleição, na capital mineira.

Elas serão levadas ao TRE e cidadãos serão convidados a votarem nas urnas eletrônicas e em cédulas de papel, ao mesmo tempo.

Com todo o processo gravado em vídeo, o objetivo é comprovar que o resultado votos registrados nas urnas eletrônicas é idêntico ao resultado apurado depois da contagem das cédulas de papel.

O sorteio será transmitido pelo canal do TRE-MG no youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *