LUTO: Dona Bicota morre aos 97 anos
A aposentada Orcalina Cândida de Araújo, a popular Dona Bicota, faleceu no início da madrugada deste domingo (11). Ela tinha 97 anos e morreu devido a problemas de saúde.
O corpo será velado no Velório Municipal.
O sepultamento será hoje às horas 17 horas no Cemitério de Santa Vitória.
HISTÓRIA DE VIDA
A santa-vitoriense Orcalina Cândida de Araújo, popular Dona Bicota, nasceu na região do Córrego das Perobas, em 31 de janeiro de 1925.
No ano de 1940, Dona Bicota se casou com José Francisco da Silva, o Zé Ferreirinha, com quem teve doze filhos: Sebastião (Tiãozinho do Cartório), Orestes, Maria José, Pio Cândido, Adriano, José Wilson (* falecido quando criança), Belozir, Vicente, Valdemar (Xaxado), João Batista, Maria Aparecida e Célia Maria.
No final da década de 1960, Dona Bicota veio morar na cidade de Santa Vitória, na Rua Acre. Ali morando, trabalhou como salgadeira e doceira. Nas horas vagas, ainda fazia sabão para vender.
Sua casa era visitada diuturnamente por pessoas carentes dos bairros Vila Rica e Dom Alexandre e de outras partes da cidade, que iam até o local pedir um pedaço de pão (ou até mesmo um salgado) para saciar a fome dos filhos. Com dificuldade, ou não, Dona Bicota abria aquele sorriso e estendia a mão àquela família ou pessoa. Jamais negou ajuda ao próximo.
Dona Bicota costumava dizer que se sentia uma pessoa muito feliz, não só por ter a dádiva de chegar idade em que chegou, mas, principalmente, por ver seus onze filhos e seus descendentes bem criados e, acima de tudo, pessoas honestas.
Aos familiares da dona Bivota ,meus sentimentos, socorreu muito a minha família com comida!! Os salgados, tenho na memória quanto eram bons , e bem feitos!! Meu muito obrigada!!Deus vai recebe- la com alegria!!