TSE começa nesta segunda a lacrar o sistema das urnas eletrônicas para as eleições de outubro

Com informações G1

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa nesta segunda-feira (29) a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições deste ano.

De acordo com o TSE, os processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.

Durante toda a semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal fará a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a integridade e o bom funcionamento.

Tecnicamente falando, essa etapa também faz a transformação dos códigos-fontes para a linguagem binária, lida pelas máquinas.

Universidades atestam segurança da votação na nova urna eletrônica

Universidades atestam segurança da votação na nova urna eletrônica

Encerramento

No encerramento dos trabalhos, marcado para sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por autoridades presentes.

Em seguida, os sistemas são lacrados digitalmente e fisicamente e armazenados na sala-cofre do tribunal.

A assinatura e lacração é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turnos das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro, respectivamente.

A próxima fase é a geração de mídias, na qual os dados dos candidatos serão inseridos nas urnas. Na véspera do pleito, ocorre a verificação dos sistemas usados na totalização e envio dos dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *