Santa Vitória inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

O Departamento de Vigilância em Saúde de Santa Vitória está na terceira semana da CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA PARA CÃES E GATOS, previsto encerramento dia 15 de setembro.

A raiva é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus e aproximadamente 100% letal para os humanos. Todos os mamíferos são suscetíveis a ela, sendo o cão, o morcego e o gato os principais transmissores.

A campanha se estende por todo município, inclusive nos distritos de Perdilândia e Chaveslândia e zona rural, onde o trabalho terá a duração de 45 dias interruptos. A vacinação será de busca ativa (casa em casa), de acordo com os roteiros divulgados semanalmente.

Todos os cães e gatos devem ser imunizados anualmente contra a RAIVA a partir dos três meses de idade, podendo, inclusive, serem vacinadas cadelas e gatas prenhes ou amamentando.

Para mais informações, entrar em contato pelo 34 3251-3443 Vigilância em Saúde.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

RAIVA

O vírus da raiva é transmitido através da saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhaduras produzidas pelas unhas desse animal ou pelo contato de sua saliva com a pele ferida, esfolada ou arranhada, além das mucosas (olhos, boca, narinas, etc.). Ao entrar no organismo, o vírus da raiva atinge os nervos e, através destes, migra para o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), desencadeando graves sintomas nervosos.

A partir daí, dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, de onde passa a ser eliminado pela saliva. Uma das principais medidas necessárias para o controle da doença é a vacinação anual em massa de cães e gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *