Hidrelétricas do Triângulo: reservatórios das 5 usinas da região têm situações diferentes das registradas há 1 mês
Dois lagos que tiveram queda por 2 meses seguidos contabilizaram aumento no nível, enquanto que os outros 3 vivenciaram movimentos contrários. Comparação foi feita a partir dos registros junho e julho.
Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba
Os reservatórios das 5 hidrelétricas do Triângulo Mineiro que parte do subsistema Sudeste/Centro-Oeste do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vivem situações opostas em relação há pouco mais de 1 mês no último levantamento feito pelo g1. A análise é feita constantemente desde 2021, quando o Brasil passou por grave crise hídrica.
A comparação foi feita a partir dos dados atualizados em 22 de julho com o resultado do dia 19 de junho.
No levantamento realizado em junho, os reservatórios das hidrelétricas de Água Vermelha e São Simão registraram queda no nível de água represada pelo 2º mês seguido. No entanto, segundo a atualização do ONS feita neste sábado (23), as duas registraram aumento no nível.
Por outro lado, os lagos das usinas de Emborcação Marimbondo e Nova Ponte vivem situação oposta e estão mais vazios do que há cerca de 1 mês.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Situação geral
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, mesmo com a diminuição do volume em 3 dos 5 lagos, todas as hidrelétricas estão com volume útil superior a 40%. A situação é bem diferente da vivida em junho de 2021, quando os reservatórios ficaram abaixo dos 23%.
Veja abaixo a comparação dos níveis dos reservatórios em 22 de julho e em outros momentos desde junho do ano passado.
Água Vermelha
Conforme a atualização do ONS, a hidrelétrica de Água Vermelha está com 44,30% do volume útil. Em 17 de junho, o lago estava 42,60% da capacidade, enquanto que em junho de 2021 estava em apenas 7,74%.
A usina está instalada no Rio Grande, na divisa entre os municípios de Iturama (MG) e Ouroeste (SP) e pode gerar máxima de potência 1.396,200 Megawatts (MW). O reservatório representa 2,13% do volume total do sistema.
Marimbondo
Também preenchido pelas águas do Rio Grande, o reservatório da hidrelétrica de Marimbondo foi um que registrou queda no nível e está com 43,39% da capacidade. Em 17 de junho, o lago estava com 54,34% do volume útil.
Em junho de 2021, o volume era de 8,21%. A usina está localizada entre os municípios de Fronteira (MG) e Icém (SP) e tem potência instalada de 1.440 MW, representando 2,64% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
São Simão
Uma das 3 que fazem parte do subsistema do Rio Paranaíba, São Simão está com 45,90% da capacidade do lago. No mês passado o reservatório tinha 37,29% do volume útil, sendo o único dos 5 do Triângulo Mineiro com menos de 40%.
Em junho de 2021 a usina operava com apenas 10,06% do volume útil. A hidrelétrica fica entre Santa Vitória (MG) e São Simão (GO). Ela opera com seis turbinas, que geram 1.710 MW, o que é suficiente para abastecer 6 milhões de habitantes.
Emborcação
Segundo a análise feita pelo g1, A UHE de Emborcação foi uma das 3 hidrelétricas que tiveram queda no nível do reservatório. O lago está com 70,34% da capacidade, enquanto que no mês passado estava com 72%.
Em junho de 2021, o nível estava em 22,27%. À época, a hidrelétrica era a que tinha maior volume entre as instaladas no Triângulo Mineiro.
Emborcação também está instalada no Rio Paranaíba, porém, em Araguari, sendo a maior hidrelétrica da região, representando 10,72% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. Ela tem uma potência instalada de 1.192 MegaWatts (MW), o que significa que ela pode abastecer quase 1,5 milhão de habitantes.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Nova Ponte
Ainda conforme os dados do ONS, a hidrelétrica de Nova Ponte também registrou queda de volume útil e está com 52,67%. Em junho, quando registrou aumento do nível do lago pelo 2º mês seguido, estava com 54,27%.
Em junho de 2021 o reservatório estava com 15,99% da capacidade. No entanto, ao longo do ano a situação piorou, e a hidrelétrica chegou a operar com 10,93% da capacidade.
A UHE Nova Ponte fica no Rio Araguari, mas faz parte do subsistema do Rio Paranaíba, e representa 11,13% do subsistema Sudeste e Centro-Oeste. O lago tem volume de 12.792 hm³ e potência instalada é de 510 MW.