Seis pré-candidatos marcam data para se lançar na disputa pelo Governo de Minas; veja os nomes
Partidos realizam a partir desta quarta-feira (20) as convenções que definem os nomes de candidatos para a disputa estadual
Com informações Rádio Itatiaia
Com o início das convenções partidárias nesta quarta-feira (20), seis pré-candidatos ao governo de Minas marcaram data para se lançar oficialmente na corrida eleitoral.
O primeiro candidato a se oficializar na disputa será o senador Carlos Viana, do PL, que faz seu encontro estadual na tarde desta quarta-feira, entre 14h e 18h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Viana se filiou ao PL à convite do presidente Jair Bolsonaro para disputar o governo estadual, mas sua candidatura era motivo de divergências internas. O próprio Bolsonaro, que faz elogios públicos ao governador Romeu Zema, chegou a cogitar a possibilidade de Viana abrir mão da candidatura.
A candidata do PSTU, Vanessa Portugal, terá seu nome oficializado na quinta-feira (21), em convenção realizada de forma virtual, às 19 horas. A chapa será composta pela professora Vanessa Portugal, pelo metalúrgico Jordano Carvalho, candidato a vice, e pela professora Dirlene Marques, candidata ao Senado.
O governador Romeu Zema, do Novo, terá sua candidatura à reeleição lançada no sábado (23). A chapa do Partido Novo ainda não definiu o nome que vai disputar como vice-governador e aguarda uma definição do PSDB sobre o convite feito para o jornalista Eduardo Costa (Cidadania). Para o Senado, o candidato será o deputado Marcelo Aro (PP).
Eduardo Costa é o nome preferido de Zema para compor a chapa como vice-governador, no entanto, como o Cidadania participa de uma federação com o PSDB, a indicação do jornalista depende de um acordo com os tucanos.
O PSD, que lançará o ex-prefeito de BH Alexandre Kalil na disputa estadual, fará sua convenção no domingo (24). A chapa terá o deputado estadual André Quintão, do PT, como candidato a vice-governador, e o senador Alexandre Silveira, do PSD, como candidato ao Senado.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—-
Ainda no domingo (24), o PCB vai lançar a candidatura de Renata Regina, e no próximo sábado (30), o PSOL lança a candidatura de Lorene Figueiredo.
O pré-candidato Marcus Pestana, do PSDB, ainda não definiu a data do lançamento de sua candidatura ao governo de Minas. Segundo o presidente estadual da sigla, deputado Paulo Abi-Ackel, a convenção estadual deve acontecer no dia 4 ou no dia 5 de agosto, data limite para os encontros partidários.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos têm entre os dias 20 de julho e 5 de agosto para realizar suas convenções e definir os nomes que serão lançados para a disputa eleitoral em outubro.
Neste período, as siglas definem ainda se farão coligações para as disputas majoritárias e os candidatos para os cargos. Definidos os nomes, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral.
Veja os candidatos ao governo de Minas Gerais e a data das convenções:
- Carlos Viana (PL) – 20/7
- Vanessa Portugal (PSTU) – 21/7
- Romeu Zema (Novo) – 23/7
- Alexandre Kalil (PSD) – 24/7
- Renata Regina (PCB) – 24/7
- Lorene Figueiredo (PSOL) – 30/7
*Marcus Pestana (PSDB) – 4 ou 5 de agosto
*PSDB ainda não definiu a data de sua convenção estadual