MPE pede cassação de André Janones e outros 4 deputados eleitos pelo AVANTE em 2018
Com informações V9 Vitoriosa
O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu ao TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) a anulação dos votos obtidos pelo Avante nas eleições de 2018 e a cassação dos mandatos dos cinco candidatos eleitos pelo partido em Minas Gerais.
O mais conhecido dos cinco políticos que podem perder seus mandatos é o deputado federal André Janones, pré-candidato à Presidência, além dele estão, o Presidente Nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, a deputada federal Greyce Elias e dos deputados estaduais de Minas Gerais Fábio Avelar de Oliveira e João Bosco, atualmente no Cidadania.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Entenda o caso
O pedido do MPE decorre da acusação de que o Avante teria praticado abuso de poder e ilegalidades no registro de candidaturas, ao inscrever cerca de 17 mulheres para a disputa de cargos eletivos naquele pleito. Dos 17 pedidos de registro, 14 foram indeferidos, a maioria por ausência de documentos básicos exigidos.
Para o MPE, na verdade, o Avante estava apenas simulando as candidaturas com intuito de preencher a cota de gênero que é exigida pela lei eleitoral. O órgão pede, como sanção, a cassação de todos os candidatos registrados pela chapa.
De acordo com o site oficial do TRE MG, o AVANTE teve 13 candidatas a Deputado Estadual que obtiveram somadas, apenas 377 votos. Há ainda registro de candidatas que não obtiveram nenhum voto.
ALESSANDRA MOREIRA DA COSTA – 87 votos
ETELVINA RAMALHO DOS SANTOS BATISTA – 75 votos
ELAINE DE FATIMA ATADEU LEITE – 53 votos
ARIANE ALVES BARBOSA – 52 votos
MARESSA PEREIRA – 26 votos
EDVANIA MARIA FERNANDES – 24 votos
MARLENE APARECIDA FERNANDES – 16 votos
MONICA DA SILVA ARAUJO – 15 votos
MARIA JUCILENE MOREIRA – 8 votos
MÔNICA APARECIDA HENRIQUES – 7 votos
THAIS MARIANA ALVES DE MORAES – 6 votos
ROSA MARIA MACHADO SILVA – 5 votos
EDILEUZA CRISTINA FAQUIM – 3 votos