Rubia Barra vence o Desafio da Pecuária Responsável em Goiás

Pecuarista Rubia Garra propõe procedimento que elevam a gestão da vacinação do gado.

Com informações Forbes

A produtora goiana Rubia Pereira Barra, 65 anos, do município de Paranaiguara, foi a vencedora do Desafio da Pecuária Responsável, promovido pela Phibro Saúde Animal, multinacional de saúde e nutrição animal. O objetivo foi testar ideias de soluções propostas para as dores dos pecuaristas no campo. Foram 70 inscrições, das quais 10 ideias foram acompanhadas por um ano. A final ocorreu na terça-feira (5).

A proposta de Rubia foi sobre um procedimento operacional padrão de vacinação para melhorar esse trabalho nas fazendas, um processo estressante para o gado. Falhas podem prejudicar o bem-estar e até mesmo a saúde dos animais, com o aparecimento de abcessos e reações vacinais.

O procedimento proposto – e já testado na prática, desde 2016, em sua fazenda –, contempla o acondicionamento de vacinas e medicamentos, a troca de agulhas durante a vacinação, o uso de cuba ultrassônica com detergente enzimático para limpeza e autoclave para esterilização de seringas e agulhas reutilizáveis, reduzindo abcessos e reações vacinais. “Para mim, esse prêmio vem como o reconhecimento de um trabalho que desenvolvemos na fazenda há cerca de 6 anos”, diz Rubia, que, além de um troféu, recebeu um cheque no valor de R$ 15 mil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *