É proibido plastificar documentos de identificação
Com informações Cartório Malheiros
Documentos de identificação não podem ser plastificados! É muito importante que você saiba isso, pois essa prática já foi comum e aceita no Brasil antes dos anos 2000.
Se você recebeu seus documentos de identificação como cédula de identidade (RG) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já plastificados, você não pode substituir o plástico original por um de sua preferência, nem replastificá-lo em caso de danos à documentação.
Mais recentemente, órgãos oficiais adotaram o papel moeda como forma de dar maior proteção aos documentos. Dessa forma, a documentação de identificação civil deixou de vir plastificada, pois o papel moeda original é suficiente para proteger o documento em condições normais de uso e armazenamento.
Em Minas Gerais, por exemplo, na nova documentação de identidade, a numeração será única e a autenticidade poderá ser checada por QR code, inclusive offline. Por isso, NÃO pode ser plastificada, pois dificulta a leitura.
Nos casos dos documentos feitos com papel moeda, se você PLASTIFICÁ-LO, automaticamente tornará seu documento inválido. A plastificação é proibida no Brasil porque ocorriam muitos casos de adulteração de documentos.
Muitas pessoas compram porta-documentos para dar mais proteção à documentação. Essa é uma boa ideia, pois o uso desse tipo de acessório é permitido.
Para o seu conhecimento: passaporte e carteiras de exercício profissional também são considerados documentos de identificação.
Portanto, cuide bem de seus documentos de identificação!
Não sabia estou desatualizado 👍 obrigado.
Recebi meu cartão passe livre interestadual deficiente,mas não sei se devo colocá-lo numa carteirinha como está ou devo dobralo só meio para ficar mais conveniente para guardar.