Ex-vice prefeita de Uberlândia, Niza Luz, morre aos 82 anos
Com informações Diário de Uberlândia
A ex-vice prefeita de Uberlândia, Niza Ribeiro da Luz, morreu aos 82 anos na noite de segunda-feira (27), após sofrer um infarto agudo do miocárdio em sua casa, em Uberlândia.
Segundo informações, Niza havia colocado um marca-passo no último sábado (25) e na segunda, ao voltar para casa, sofreu o infarto. Ela era viúva do médico Simão de Carvalho Luz e deixa três filhos. O velório acontece nesta quarta (29), das 10h às 16h, na Paz Universal. O sepultamento ocorre na sequência no Cemitério São Pedro.
Niza se formou em 1975 na primeira turma da Faculdade de Serviço Social de Uberlândia (FASSU) e foi secretária de Ação Social no município, assumindo o cargo pela primeira vez em outubro de 1984, a convite do então prefeito Zaire Rezende. Ela permaneceu no cargo até abril de 1988, quando pediu exoneração para ser candidata a prefeita nas eleições municipais daquele ano, disputando o pleito com Virgílio Galassi e Luiz Alberto Rodrigues, ficando na terceira colocação.
Em 1993, Niza voltou ao antigo cargo a convite de Paulo Ferolla, e deixou novamente a função em 1996 para ser candidata a vice-prefeita com Virgílio Galassi. A assistente social foi a responsável por implantar o Serviço Social no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e, como secretária, idealizou e criou o Centro de Fiação e Tecelagem, o Centro de Bairro Primeiro de Maio (Centro Profissionalizante Planalto) e Centro de Bairro Lagoinha.
Além disso, idealizou e criou os bairros Tocantins e Esperança, o primeiro Núcleo de Apoio a Mulher na Prefeitura Municipal, e dentro da secretaria fez a implantação de um setor de apoio a Criança e ao Adolescente e o Conselho de Entidades Comunitárias (CEC).