Barraginhas ajudam “gerar água” e vida para a população
Nesta manhã do último sábado (25), o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Maurício Martins Lorena Filho esteve em cima da Serra do Tatu, na Micro Bacia das nascentes do Córrego da Invernada, município de Santa Vitória. Também estiveram presentes o proprietário Adalto Teodoro e Warley da empresa Inovesa.
A ida ao local foi com objetivo de fazer o levantamento da construção das próximas barraginhas, para contenção de erosões e águas de chuva.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Segundo o secretário Maurício Lorena, através do Programa Pró Mananciais/Copasa, em parceria com a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da SEMAPA, está sendo a construída mais de 300 barraginhas na zona rural do Município.
“O serviço está sendo executado com a utilização de três pá-carregadeiras da empresa Inovesa, que foi contratada pela Copasa”, explicou o secretário.
As barraginhas são pequenas bacias escavadas no solo com diâmetro de até 20 metros, tendo de 8 a 10 metros de raio e rampas suaves. São construídas dispersas nas propriedades com a função de captar enxurradas, controlando erosões e proporcionando a infiltração da água das chuvas no terreno.