Furtos e roubos têm aumento de 30% na zona rural de Ituiutaba
Com informações TV Integração
Após ver o crescimento em 30% no número de furtos e roubos em propriedades rurais de Ituituaba, cerca de 50 produtores participaram de uma reunião organizada pelo Sindicato Rural de Ituiutaba, na quarta-feira (22), para discutir melhorias para diminuir a insegurança no campo.
Segundo dados da Polícia Militar, em 2021 foram registrados 24 furtos e três roubos à propriedades rurais. Este ano, somente até o mês de maio, o número de ocorrências foi de 34 furtos e um roubo.
O encontro contou com representantes da Polícia Militar (PM) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
“Está sendo feito um trabalho integrado, principalmente com a Polícia Civil, e com essas trocas de informações com outras instituições nós já conseguimos identificar quadrilhas que vêm atuando não só em Ituiutaba, mas no Triângulo. Então, dentro de pouco tempo a gente vai conseguir dar uma resposta”, disse o Tenente-Coronel Waldir dos Santos Teixeira, comandante do 54º Batalhão da PM.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
Gilberto Addad, é dono de uma fazenda na região de Campo Alegre e viu nitidamente o aumento da violência no campo, ao ser vítima de roubo pela oitava vez.
“Foram de mão armada na fazenda, amarraram o meu funcionário, a mulher dele, roubaram de tudo”.
José Davi também teve a propriedade furtada diversas vezes.
“Foram quatro furtos, entre tentados e realizados. Num deles, até descarnaram os animais e levaram os produtos”.
No encontro, ficou definido que o monitoramento rural por câmeras de segurança será reforçado e também serão criadas redes de proteção rural.
“As redes nada mais é do que uma mudança de hábitos das pessoas que passam a interagir entre os proprietários rurais, como medida de prevenção, ou seja, se vê alguém que não é conhecido na região, a pessoa precisa comunicar aos vizinhos e à polícia”, disse o comandante.