Entenda o que pode ter provocado a morte do casal que acendeu churrasqueira em quarto para se proteger do frio em MG

Com informações G1 Triângulo e Alto Paranaíba e TV Integração

O frio pode ter feito com que um casal de Nova Ponte tenha acendido uma churrasqueira para se aquecer dentro do quarto, na madrugada desta quinta-feira (19). Horas depois, Edwin Luisi de Medeiros Silva, de 40 anos, e Silvana Vieira da Silva, de 39, foram encontrados mortos pela filha. A suspeita é de asfixia causada pela fumaça.

Procurado pelo g1, o capitão do Corpo de Bombeiros em Uberaba, Marcelo Bosco, analisou o caso e explicou que manter chamas acesas em um local fechado representa um grande risco para a saúde.

“Essa queima é perigosa pois libera um composto perigoso para o organismo, que é o monóxido de carbono. A inalação dessa substância tóxica provoca irritação nas vias respiratórias, tontura, dores de cabeça e outros sintomas”, explicou.

Segundo o militar, o fato de as vítimas provavelmente estarem dormindo enquanto inalavam a fumaça pode ter agravado ainda mais a situação.

“A fumaça em si já é irritante. Quando a pessoa está acordada, ela sente tontura ou dor de cabeça e percebe que há algo de errado e fica mais alerta. Porém, como eles estavam dormindo, a situação se tornou irreversível”, complementou.

—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–

Bosco também afirma que o frio é um fator relevante, já que fez com que o casal fechasse as janelas e a porta do quarto em que estavam, o que impediu a ventilação do ambiente. Além disso, temperaturas mais baixas tornam mais propícia a ocorrência de problemas respiratórios, que potencializam os efeitos de substâncias tóxicas no organismo.

O bombeiro também alerta para situações semelhantes do cotidiano que podem representar um risco de inalação de substâncias tóxicas.

“É perigoso, por exemplo, ficar fechado dentro de um carro com motor funcionando. O vazamento de aquecedores a gás, fogareiros ou lareiras também pode liberar essa mesma substância”, orientou Bosco.

1 thought on “Entenda o que pode ter provocado a morte do casal que acendeu churrasqueira em quarto para se proteger do frio em MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *