Ônibus intermunicipais ficam até 17,54% mais caros a partir de segunda-feira em Minas Gerais
Segundo a Seinfra, a atualização visa corrigir a defasagem nos 12 meses antecedentes
Com informações G1 Minas
A partir da próxima segunda-feira (16), o valor das passagens de ônibus intermunicipais em Minas Gerais fica mais caro em 17,54% para as linhas que operam no asfalto e em 16,84% para as linhas que circulam em estradas não pavimentadas.
De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o reajuste foi uma reivindicação das empresas que operam o sistema. A solicitação inicial de 20% foi negada. A resolução que trata do aumento foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais nesta sexta-feira (13).
Ainda segundo a pasta, a atualização das tarifas visa corrigir a defasagem dos valores ocorridos nos 12 meses antecedentes aos estudos, considerando a variação dos preços de insumos como combustíveis, peças de reposição, manutenção, depreciação do veículo, tributos, remuneração da mão de obra, entre outros.
“A título de exemplo, de acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Óleo Diesel acumula, nos últimos 12 meses, variação de 46,47%, e os pneus 25,39%”, explica a Seinfra.
O Sistema Intermunicipal de Transporte de Passageiros abrange ônibus que circulam entre a capital e as cidades do interior e também as rotas entre cidades mineiras. Ao todo, são 3.277 veículos, que atualmente atendem a uma média mensal de 3,36 milhões de passageiros.