Uberaba disputa com Uberlândia a fábrica da Heineken, diz Itatiaia
Com informações Jornal da Manhã
De acordo com a coluna de Lucas Ragazzi, do Itatiaia, Uberaba segue como uma das cidades favoritas para receber a fábrica da Heineken em Minas Gerais. O anúncio da vencedora, segundo a coluna, deve sair já em abril. A vizinha Uberlândia e Passos, no sul de Minas, fecham a lista dos destaques.
Desde a desistência da instalação em Pedro Leopoldo, mais de 200 prefeituras se mostraram interessadas em atrair a cervejaria, incluindo Uberaba. A prefeita Elisa Araújo, inclusive, pediu apoio ao governador Romeu Zema no pleito, durante a passagem dele à cidade. “Se depender de mim, vai para Uberaba”, disse Zema aos microfones da Rádio JM.
O apoio do Estado para a instalação da fábrica da Heineken em Uberaba também foi pleiteado pela Sociedade Civil Organizada, que formatou um documento para entregar ao governador durante a visita em Uberaba.
No ofício, a entidade posicionou que Uberaba está a uma distância média de 500 quilômetros de Brasília, Belo Horizonte e São Paulo, contando com uma malha rodoferroviária para ligar a cidade com os principais centros consumidores do país.
O documento ainda citou a existência do porto seco na cidade, que representaria facilidade no desembaraçamento aduaneiro do empreendimento, além dos estudos voltados para a implantação do aeroporto internacional de cargas no Triângulo Mineiro.
Inicialmente, a fábrica estava prevista para ser feita em Pedro Leopoldo, mas entidades ambientais e de patrimônio histórico judicializaram a iniciativa por conta de uma área de conservação de sítios arqueológicos e cavidades que fica próxima ao local em que o empreendimento seria instalado.