Ecovias do Cerrado amplia comunicação com painéis de mensagens variáveis na BR-364/365

Com informações Ecovias do Cerrado

Com o intuito de garantir uma rodovia bem sinalizada, com dispositivos modernos e capazes de comunicar em tempo real as condições de tráfego com o usuário, a Ecovias do Cerrado instalou e iniciou a operacionalização de 18 Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo dos 437 quilômetros de concessão da BR-364/365, entre Jataí (GO) e Uberlândia (MG). 

Os dispositivos são operados à distância, pelos colaboradores que atuam no Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, localizado em Uberlândia-MG. Com comandos simples e diretos, é possível enviar alertas sobre interdições e obras, condições de tráfego, telefones emergenciais, além de mensagens educativas e de conscientização sobre o trânsito, tudo em tempo real.

“Os PMVs ficam em pontos estratégicos da rodovia, escolhidos com a análise e a concordância dos órgãos fiscalizadores, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). É mais uma forma de nós, da Ecovias do Cerrado, contribuirmos para a segurança dos nossos usuários, por meio de um dispositivo moderno de sinalização e comunicação”, afirma o Gerente de Operações da Ecovias do Cerrado, Anderson Finco.

Os painéis foram instalados em pórticos, que podem ter até 19 metros de extensão, e mais de 6 metros de altura, em um tamanho que garante a segurança de veículos de transporte de carga, bem como a visualização a grandes distâncias.

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MAIS APARELHOS EM OPERAÇÃO NA RODOVIA

Além dos PMVs, outros aparelhos eletrônicos passaram a operar neste ano no trecho da BR-364/365. Tratam-se de 34 radares para controles de velocidade, implementados em pontos estratégicos da rodovia, sendo 22 em Minas Gerais e 12 em Goiás.

Em Minas Gerais os radares operam em sistema educativo, ou seja, com foco na ambientação de motoristas que trafegam pela rodovia, ainda sem emitir autuações. Já no lado goiano, os aparelhos entraram em operação no dia 11 de março, após quase dois meses de funcionamento em caráter educativo. Isso significa que motoristas que forem flagrados acima da velocidade permitida nesses locais estarão sujeitos à multa.

Conforme estipulado no contrato de concessão, a implantação dos radares foi feita pela concessionária Ecovias do Cerrado, que também é responsável pela manutenção dos equipamentos e pelo processamento dos dados. Já a validação das informações, o envio de notificações e as autuações cabem à Polícia Rodoviária Federal (PRF). O valor arrecadado com o pagamento das multas fica com o poder público.

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