Diretor Laerte completou 90 anos

O educador e eterno diretor da Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia – Laerte Gonçalves completou 90 anos de vida no dia 24 de março.

Oportunamente, toda a família e amigos compartilham da alegria de seu aniversário, desejando felicidades e muitos anos de vida.
Parabéns e que Deus o abençoe sempre!

UM POUQUINHO DE HISTÓRIA DO DIRETOR LAERTE

O diretor Laerte iniciou sua carreira de educador no ano de 1957, Laerte, lecionando, à noite, para os alunos do curso de Alfabetização de Adultos. Resumindo, de dia trabalhava na prefeitura e à noite atuava como professor.

Em 1960, o sogro Orlando Franzão liderou o movimento que criou o Ginásio Nossa Senhora das Vitórias, mantido pela Fundação Clóvis Salgado. Na referida instituição, além de professor, Laerte exerceria o papel de diretor.

Assim, depois de muita luta, em 16 de abril de 1961, foi dada a primeira aula no Ginásio, pelo então professor e diretor Laerte Gonçalves.

Estando à frente da direção escolar, Laerte viu a instituição ser admitida pelo estado, em 1964, quando passou a ser chamada de Ginásio Estadual Santa Vitória, por esforço do deputado Homero Santos.

Dois anos depois, em 1966, Laerte foi nomeado diretor pelo então governador Milton Campos, época em que encerrou a função de professor.

Em 1969, a referida escola recebeu o nome de Colégio (ou Escola) Estadual Prefeito José Franco de Gouveia, época em que foi criado o curso Normal.

A gestão do diretor Laerte foi pautada pela compreensão e determinação, o que tornou o “Colégio” numa instituição verdadeiramente educadora e próspera. Às vezes, o diretor era taxado de bravo, mas, ele responde que, simplesmente, agiu com energia e seriedade, e não com braveza.

“Sempre gostei das coisas em ordem, a começar do uniforme dos alunos, pois, isso, igualava as pessoas, ou seja, não tinha distinção de classe”, enfatiza.

Turma de Formando do 3ª Ano Normal, em 1984.
Ao fundo estão João Leite, o diretor Laerte Gonçalves, Vicente do Correios, Clovis Batista e Darci da Casa do Campo.
À frente estão Gilmarinho, Edinho do Seu Domingos, Nori, Edmilson e Zé Carlos.

A carreira de diretor foi interrompida em 1983, mas, ainda continuou na escola, prestando serviços como bibliotecário, ficando até 1986. Ele ainda exerceria o cargo de vice-diretor da Escola Estadual José Paranaíba, a partir de 1986, até 1989, ano de sua aposentadoria, alcançando 28 anos dedicados à educação.

“Creio que cumpri com a minha obrigação de Educador, diga-se de passagem, foi uma vida de muita dedicação ao setor educacional de Santa Vitória”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *