Autoridades santa-vitorienses participam de Audiência Pública do Marco Legal das Ferrovias
O vice-prefeito de Santa Vitória Renato José de Paula, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Batista de Medeiros (Garcinha), participou no dia 21 de março, na Câmara Municipal de Uberlândia, de uma Audiência Pública do Marco Legal das Ferrovias. O evento foi de iniciativa do vereador Ronaldo Tannús, parlamentar da Câmara de Uberlândia, que atuou como mediador da audiência.
O deputado federal Zé Vitor – Relator do Projeto de Lei nº 3.754/21 convertido na Lei Federal nº 14.273/21 (Lei das Ferrovias), ao fazer uso da palavra disse, que o Marco Legal das Ferrovias tem por objetivo criar a outorga para exploração indireta das ferrovias. Ainda destacou a importância da construção do trecho ferroviário de Chaveslândia/Uberlândia (short line) num percurso de aproximadamente 235 Km que, sem dúvida, vai alavancar o desenvolvimento regional, também, deu ênfase ao auspicioso trabalho do competente ministro Tarcísio de Freitas na expansão do programa de ferrovias país afora.
O gerente de relações institucionais da VLI Multimodal S.A, José Osvaldo evidenciou que os investimentos devem acontecer na ordem de mais de 2 bilhões de reais, tornando-se assim, mola propulsora para a chegada das grandes empresas do ramo do agronegócio na região. A modalidade de concessão que o novo Marco Legal das Ferrovias trouxe de autorização para exploração e não de concessão, simplifica do processo de participação privada, tendo em vista q eu cabe exclusivamente ao grupo ou empresa autorizada pelo Governo Federal os investimentos, portanto, sem nenhum investimento público.
A VLI Multimodal S/A é uma das gigantes do transporte multimodal no país, já se habilitou no processo de autorização do Governo Federal para construir o trecho ferroviário de Chaveslândia/Uberlândia.
—–CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE—–
O secretário Garcinha afirmou que “a construção do trecho ferroviário Chaveslândia/Uberlândia se tornou uma grande realidade em face do trabalho de inclusão do Plano Estratégico Ferroviário (PEF) do Estado de Minas Gerais, numa conquista da Prefeitura Municipal de Santa Vitória em parceria com a ACII de Ituiutaba, por conseguinte, será um divisor de águas no antes e depois da ferrovia. Muitos empregos e oportunidades serão gerados pelo atrativo que a ferrovia vai trazer para o agronegócio, como também, barateamento no transporte e o encurtamento de tempo no escoamento da produção”.
Para finalizar, Renato de Paula, que na oportunidade representou o prefeito Salim Curi, destacou a grande conquista para Santa Vitória e região com a construção da chamada “Ferrovia do Triângulo”.